Na foto ao lado está o quinto cheque ao Tribunal de Justiça, referente à devolução de recursos vinculados ao FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental) dinheiro empregado irregularmente pela Prefeitura em 2004. Somente este ano mais de R$ 4 milhões serão sugados por dívidas herdadas e os cofres da Prefeitura continuarão “sangrando”.
Em administração pública a palavra “dívida” é resultado de ineficiência do poder executivo ou desvio de dinheiro dos cofres públicos. Na Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, esse resultado negativo de administrações anteriores, hoje, age como um vampiro que suga os recursos que poderiam estar sendo aplicados na infraestrutura do município, ampliar a assistência médica e assistência social, entre outros.
Segundo o prefeito, além de pagar contas do passado, o atual Governo Municipal tem honrado os compromissos financeiros com seus credores, inclusive com os Institutos de Previdência dos Servidores Públicos de Paranapanema (IPESPEM) e também com o INSS. São cerca de 200 mil reais mensais que a prefeitura dispõe a essas entidades somente para pagamento de parcelas provenientes de dívidas deixadas por administrações passadas.
“Esse dinheiro poderia melhorar muito a vida da população paranapanemense, seja em Paranapanema, no Distrito de Campos de Holambra, poderíamos investir na saúde e calçar o bairro Santa Helena por exemplo. Esses pagamentos não são uma opção, é determinação da justiça”, disse o prefeito.
Além dos precatórios e parcelamentos com o IPESPEM, a lista de dívidas a serem pagas se estende com o parcelamento de débitos da Sabesp, Telefônica, Amvapa e a devolução de recursos ligados a convênios, como o Parque do Povo e Parque Ferradura.
“Apesar de todas as dificuldades nós honramos nossas compras, compromissos e principalmente o salário do funcionário que fazemos questão de depositar em dia. Se Deus nos colocou aqui para honrar todos estes credores antigos, então vamos cumprir esta missão”, disse o prefeito de Paranapanema”.