Recebendo a visita do Gláucio Nascimento, amante do tropeirismo que a alguns anos vem participando de comitivas desbravando os caminhos percorridos por renomes da história no Brasil, amigos se reuniram para colocar a conversa em dia.
Gláucio que está refazendo e realizando o percurso pelo histórico Caminho dos Tropeiros (Projeto Resgatando Tradições), saiu do município de Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul e findará sua viagem na cidade de Barretos.
No percurso passou por quatro Estados sendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Gláucio chegou ao Distrito Campos de Holambra no dia 17 último, foi recebido na Chácara Taquara Branca pelos amigos partindo dali para a cidade de Itatinga e consecutivamente rumo à Barretos.
Conhecendo um pouco da história do tropeirismo em Paranapanema, lembramos diversos amantes da tradição que já percorreram trechos longos em comitiva levando o nome da nossa Princesinha do Vale.
Em 2005, amigos da região, liderados pelo Tropeiro Tatão e Mauricio Ibanez, que na época estava Secretário de Turismo de Paranapanema, organizaram a Comitiva Santa Albertina, que representou Paranapanema e Região, se juntando à outras comitivas na primeira tropeada pelo Caminho Paulista das Tropas – Itararé à Sorocaba.
Já nos anos seguintes deu visibilidade a importante história dos “Tropeiros” em Paranapanema e cidades vizinhas; que passaram a participar das caminhas tropeiras, onde participaram ainda Paulo Seawright, Ricardo Ribeiro, entre outros amantes.
A Comitiva participou e realizou também a 1ª Cavalgada Ecológica Rumo à Barretos em 2007 que culminou com um Encontro com a Comitiva do Centenário arquiteto Oscar Niemeyer organizada por seu neto, Carlos Oscar, e em 2008 homenagem a cidade Barretos, com o plantio de centenas de mudas de Ipê Amarelo.
A Comitiva da época, foi formada por tropeiros, criadores de mulas e cavalos, simpatizantes por cavalgadas, que buscam valorizar e divulgar a cultura, tradições e os costumes tropeiros, bem como ações de preservação ambiental e promoção do turismo da nossa Região, pois contou com integrantes de Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Itapetininga, Itapeva, Itatinga, Ribeirão Grande, Angatuba e Paranapanema.
Durante a Festa Internacional de Peão de Rodeio de Barretos-SP em 2008, a Comitiva recebeu uma homenagem no Rancho das Comitivas Queima do Alho, onde deixou registrada sua aventura em uma placa no local.