Como acontece todos os anos, o feriado de finados, 2 de novembro, é o dia em que as famílias costumam fazer visitas aos túmulos dos seus entes queridos que já deixaram o plano terrestre.
Porém, antes da visitação, costumeiramente os familiares fazem manutenções ou construções nos jazigos, e para que no dia da visitação não haja transtornos ou o campo santo não esteja limpo, a secretaria da Fazenda estipulou uma data limite para tais realizações.
Segundo a secretária Lilia Maria, domingo, dia 27 de outubro, é o último dia para que as famílias façam as manutenções ou construções nos túmulos.
“A medida é necessária para que possamos fazer a limpeza do cemitério todo, em tempo hábil, para que no dia 2 de novembro a população possa fazer as visitações sem transtornos”. Comentou a secretária Lilia Maria.
Já a limpeza, (lavagem, varrição e ornamentação) dos jazigos podem ser feitas até quinta feira dia 31, lembrando que pintura não é limpeza e sim manutenção.
Outro alerta é da secretaria do Meio Ambiente para algumas medidas preventivas, como não colocar flores naturais em vasos com água e sim com areia umedecida, já os vasos com plantas naturais, não devem ser acomodados em pratos com água e sim com areia umedecida, para evitar a proliferação do mosquito da Dengue.
As flores artificiais costumam ser confeccionadas com materiais resistentes e muitas vezes em formatos oval ou redondos que acumulam água com facilidade. Nestes casos, orienta-se fazer um pequeno furo onde a água da chuva pode ser acumulada.
Observar também, os vasos que são construídos nos túmulos e que estão vazios, sem terra ou ornamentos, para que tenha uma saída de água desobstruída.
Estes entre outros cuidados, é necessário para que possamos ajudar na prevenção da Dengue, lembrando que a vítima pode ser você ou alguém da sua família.
Dentro do campo santo, existem diversos latões para descarte de lixo, flores artificiais ou naturais e outros materiais.
Em caso de dúvidas ou orientações, o cidadão pode procurar a secretaria da Fazenda que fica no anexo do Paço Municipal ou com o zelador Denílson Máximo que pode ser encontrado no cemitério em horário comercial.