O Curso de Doma Racional foi realizado na Pista do Laço, no Recinto de Festas de Municipal, através de parceria entre SINDIPAR (Sindicato Rural Patronal de Paranapanema) SENAR-SP e Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema.
Proprietários e amantes dos equinos e muares encontraram se na Pista do Laço Municipal para receberem os ensinamentos do instrutor José Carlos Correia, que com admirável prestimosidade passou seus conhecimentos a cerca de 15 alunos.
A doma racional também é conhecida como doma doce, gentil ou natural e está em conformidade com a lei 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998, que trata, entre outros assuntos, de maus tratos aos animais. É uma técnica de adestramento dos equídeos, que teve sua origem na Europa e tem como base condicionar os animais sem qualquer violência. Ela é baseada na etologia (estudo do comportamento animal) e trabalha a perseverança, a paciência, a repetição, o ritmo progressivo e contínuo, fazendo com que o animal fique mais calmo, confiável, corajoso e ligado ao homem, pois prega o respeito ao equídeo e valoriza seu aprendizado por meio de recompensas a cada obstáculo superado.