O caso ocorreu nesta quinta-feira (12/03) durante um atendimento na ESF Orlando Torelo Guelf, por volta das 16 horas. Segundo os profissionais de saúde que relataram o caso, uma mulher se deslocou para Itapetininga para uma festa particular, após seu retorno apresentou alguns sintomas leves, porém que se enquadravam como caso suspeito de acordo com o protocolo. A paciente esteve em local com possibilidade de transmissão, por tal motivo a mesma foi encaminhada ao serviço de referência para investigação.
Imediatamente, foram tomadas as providências indicadas pelo Fluxograma de Regulação e Atedimento HC COVID-19, segundo as normas do Serviço de Urgência e Emergência do Vale do Jurumirim Polo Cuesta.
Trata-se de um caso suspeito, assim que saírem, os resultados serão divulgados à população. É importante ressaltar que o município de Paranapanema não possui caso de transmissão local e nem comunitária. Portanto as pessoas que não foram viajar e não estiveram e locais de transmissão não são consideradas caso suspeito.
Neste momento da epidemia no Brasil não está recomendado fechar escolas ou faculdades ou escritórios. O fechamento de escolas pode levar a várias famílias a terem que deixar seus filhos com seus avós, pois seus pais trabalham. Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próximo a zero; já no idoso, a letalidade aumenta muito.
O que fazer para evitar o contágio?
As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos, principalmente se você trabalha com atendimento ao público; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde; tossir cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado, evitar tocar olhos, nariz e boca, evitar aglomerações e manter distância das demais pessoas, especialmente das que estão com tosse ou febre.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas são de uma gripe comum. Pode ter febre ou não, tosse e dificuldade de respirar. Alguns pacientes relatam dor, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Importante relembrar que o município de Paranapanema não possui caso de transmissão local e nem comunitária. Portanto as pessoas que não foram viajar e não estiveram e locais de transmissão não são consideradas caso suspeito.
O que eu devo fazer se suspeitar que estou doente?
Se você apresentar os sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse, dificuldade para respirar) deve procurar uma unidade de saúde. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados.
Veja aqui o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o CORONAVÍRUS: Informativo em PDF CoV 12-03-2020.pdf
Saiba mais em: https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-03-11/pandemia-de-coronavirus-o-que-voce-precisa-saber-para-se-proteger.html?fbclid=IwAR05MAhU07oW_53WSgA-BRI1Yus9VNHOdvBpdr4ryPJ5EkgXC-fFzDj9oBA