Em Live realizada na tarde desta quinta-feira (07/01), no gabinete oficial, o Prefeito Rodolfo Fanganiello e a Dra. Maria Fernanda, Diretora Clínica do Hospital passaram para a população a situação emergencial que o município vive, por conta do COVID-19.
Rodolfo abriu a Live falando da necessidade de ações mais drásticas para conter o avanço da contaminação. “Não vamos fechar comércios nem fazer lockdown, entendemos a situação de cada um, mas vamos tomar algumas providências que vão necessitar da ajuda e colaboração da população em geral”. Falou Rodolfo.
O Prefeito continuo “Pedimos para que o uso de máscara e as medidas de prevenção sejam respeitadas, contamos com os comerciantes para que não permitam pessoas frequentarem seus estabelecimentos sem máscara e mantenham o distanciamento social”.
Dra. Maria Fernanda falou um pouco da estrutura da saúde, que está prejudicada por conta de alguns profissionais estarem infectados e isolados. “Houve também um relaxamento por parte da população com as medidas preventivas, a falta do uso de máscaras, as aglomerações, as festas de final de ano, ajudaram no aumento do contagio”.
Continuando Dra. Maria Fernanda completou dizendo “Em março do ano passado tínhamos apenas 3 casos no município, em agosto o pico da doença deixou a marca de 76 contaminados, hoje, temos 399 casos confirmados e 11 óbitos”.
O Prefeito deverá decretar medidas mais restritivas em um período de 10 dias, onde acontecerá uma operação conjunta entre Prefeitura, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. “Caso existir um flagrante de desobediência, com certeza o infrator será penalizado com multa conforme rege a Lei”. Afirmou o Prefeito.
Outro esclarecimento feito pela Dra. Maria Fernanda foi referente aos leitos de estabilização existentes em Paranapanema que são apenas 3. “Pessoal, importante lembrar que não temos leitos de UtI em Paranapanema, e nos casos emergenciais precisamos dos hospitais de referência da nossa região, que no caso é Avaré ou a UNESP em Bot.ucatu”. Finalizou Maria Fernanda.
Os leitos de UTI da região já estão saturados, o sistema de saúde de Paranapanema também está em alerta e será necessário uma ação rápida e alternativas para atender a demanda que o momento exige.
A Ilha do Sol, o Recinto de Festas e as áreas públicas de pratica esportiva, estarão interditadas nos próximos 10 dias.
Ficar em casa é a melhor medida de prevenção, usar máscara, manter o distanciamento social e evitar aglomerações enquanto estiver nas ruas, são ações eficazes para evitar a contaminação.
A higiene pessoal com as mãos, lavando com água e sabão ou usando álcool gel, é essencial a todo momento. Higienizar as compras e os calçados ao chegar em casa antes de guardar, também ajuda na contenção da contaminação.
Estes cuidados vão preservar sua saúde e de seus familiares, especialmente àqueles que tem idade acima de 60 anos ou que sejam portadores de doenças crônicas.
Juntos, podemos vencer esta luta contra o Coronavírus