A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Paranapanema, firmou uma parceria com o Instituto Jatobás, para participar do Mapeamento da Economia Criativa na Cuesta Paulista. A abrangência da pesquisa atingirá no total 16 municípios.
O Instituto Jatobás atua no município de Pardinho, na região da Cuesta Paulista, desde 2005, promovendo ações para o desenvolvimento sustentável local e tendo a cultura e o empreendedorismo, como eixos estratégicos de investimento.
Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que o Instituto Jatobás realizará um mapeamento com o objetivo de conhecer os empreendedores culturais e criativos da região da Custa Paulista.
Em 2020 o Instituto Jatobás deu início ao seu plano de expansão, passará a atuar em prol do desenvolvimento socioeconômico regional. A partir da experiência do Instituto e conhecendo o potencial da região, para compreender melhor a dinâmica e o potencial do Setor, visando, em 2021, o investimento assertivo no Plano de Desenvolvimento e Fortalecimento Econômico Regional.
O Mapeamento da Economia Criativa – Cuesta Paulista é um estudo que visa mapear, compreender as potencialidades, identificar oportunidades e fomentar, a partir da sua divulgação e outras ações, o trabalho de artistas, produtores e negócios, em toda a cadeia da Economia Criativa da Cuesta Paulista.
Esta pesquisa será realizada em três etapas sendo; escuta ativa, quantitativa e qualitativa, investigando os seguintes grupos: Empreendedores que sejam formalizados com CNPJ, artistas e pessoas que atuam na cadeia produtiva, porém não formalizados com CNPJ e Lideranças políticas, artísticas e empresários.
Para tanto, foi realizada uma reunião virtual entre a secretária do Turismo Luana Reis e a Coordenadora Madalena Carneiro do Instituto Jatobás, hoje (25/03).
[caption id="attachment_30187" align="aligncenter" width="780"] Madalena Carneiro do Instituto Jatobás e Luana Reis do Turismo de Paranapanema, acertando os detalhes em videoconferência[/caption]
Segundo a secretária, a pesquisa vai acontecer no período de 4 a 21 de abril, oportunidade em que os interessados terão disponibilizados o link na página oficial da Prefeitura e redes sociais.
Depois de concluído o mapeamento, acontecerá um evento de apresentação da pesquisa regional, que por conta da Pandemia, deverá ser virtual, porém, com oportunidade para que os interessados acompanhem.
Segundo a secretária Luana Reis, serão disponibilizados dois cursos inteiramente gratuitos aos artistas de Paranapanema que participarem da pesquisa.
Informado do acontecido, o Prefeito Rodolfo parabenizou a secretária Luana Reis pelo trabalho.
Importante lembrar que a oportunidade é excelente para os artistas e empreendedores culturais, não só de Paranapanema, mas da região da Cuesta Paulista, principalmente em tempos de Pandemia.