25 JUN 2021
Prefeitura faz parceria com a Polícia Militar e inicia cadastramento dos produtores rurais para o “Programa Campo Seguro”.
Visando a segurança do produtor rural e homem do campo, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paranapanema, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, está implementando o projeto “Campo Seguro”.
O projeto que já é executado em outros municípios do Estado, chega em Paranapanema para oferecer mais segurança e agilidade na hora que o homem do campo precisar acionar uma equipe de socorro. O programa é baseado numa tecnologia inovadora de cadastramento geográfico dos imóveis rurais, favorecendo com isso o patrulhamento da Polícia nessas áreas.
“Esse programa visa trazer maior segurança ao nosso produtor rural, com uma ferramenta nova e que vai facilitar a gestão de processos da Secretaria de Agricultura; inclusive, contribuindo com o mapeamento de todo território rural e podendo assim dar maior agilidade em uma ocorrência onde o nosso homem do campo precisar de atendimento de urgência ou até mesmo da equipe da patrulha agrícola, como assistência técnica”, disse o Secretário da Agricultura, Marco Lincoln Camargo Jr.
O Secretário ainda destaca a parceria do Governo do Estado de São Paulo, especialmente através da Polícia Militar, que na região é comandada pelo Tenente Serville e também pelo apoio dado pela Cooperativa Agroindustrial Holambra, através do Presidente Simon Veldt, que está se empenhando neste projeto, que pretende aumentar a segurança dos produtores rurais.
“Para que este trabalho ocorra, toda a área rural será mapeada, e o banco de dados formado com georreferenciamento pontual da entrada principal da propriedade, nome do imóvel, nome do proprietário e telefone para contato (190). Após a catalogação dos dados, cada proprietário receberá uma placa de identificação individual que deverá ser colocada na entrada da propriedade”, disse o Secretário.
Paranapanema tem atualmente, pelo menos 800 propriedades espalhadas pelos mais de 1.600 quilômetros de estradas rurais no município. “Com este cadastramento, também vamos aperfeiçoar os números e teremos um cronograma para as ações da Secretaria”, destacou Lincoln.
O cadastramento deverá iniciar nesta terça-feira (22); as equipes são formadas por policiais militares e servidores públicos da Secretaria Municipal de Agricultura, que estarão visitando os bairros rurais e coletando os dados. No primeiro as equipes estarão no bairro Santa Helena, das 08h às 17h; nos demais dias, a equipe deverá passar pelos demais bairros rurais do município, previamente comunicados.