19 MAI 2023
Prefeitura oferece serviço de Saúde Mental para dependentes de álcool e drogas e acolhimento familiar

Com objetivo de oferecer amparo e atendimento aos munícipes, a Prefeitura de Paranapanema, através do Serviço de Saúde Mental conta com Grupos de Apoio Familiar e Grupos de Acolhimento para tratamento de pessoas com dependência química (álcool e drogas).
Os encontros dos grupos consistem em oferecer formas de controlar compulsões e obsessões que os dependentes sentem devido ao uso das substâncias, além do entendimento, aceitação e condição para o tratamento e recuperação dos vícios.
Através do trabalho realizado pelos grupos são identificadas as causas biológicas, sociais e psicológicas de cada pessoa, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 6% de todos os tipos de morte no mundo estão ligadas ao uso nocivo do álcool.
No Brasil cerca de 5,6% fazem uso abusivo ou sofre de dependência de álcool, o que seria igual a 11,8 milhões de pessoas. O serviço prestado pelo município tem como finalidade oferecer diversas opções de tratamento, além de soluções diferentes para um mesmo problema, mas entende-se hoje que um tratamento multiprofissional e multifatorial é mais adequado para a dependência química.
COMO FUNCIONA?
As terapias em grupo se referem aos grupos de apoio e autoajuda nos mais diversos estabelecimentos, como no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo.
O propósito dessas terapias é de que a pessoa entenda que não está vivendo o problema sozinha, que outras pessoas compartilham de dores e comportamentos semelhantes, fazendo com que o grupo seja um apoio para aquela pessoa. Nos grupos os pacientes são orientados por profissionais, e sendo de fundamental importância parte e acompanhamento do tratamento.
DIAS E HORÁRIOS
Grupos de apoio Álcool e Drogas: Toda terça-feira 17:30 as 18:30
Grupo de Apoio Familiar: Toda quinta-feira 17:30 as 18:30.
Endereço: Zacarias Augusto Pereira n°, 90 Centro.
Contato: (14) 3713-1468.
Autor: Natalia Lemos