A Prefeitura de Paranapanema, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, promoveu no dia 20 de maio, na sala de reuniões do CRAS, a primeira escuta pública para debater o Sistema Nacional de Cultura e o Ciclo II da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025.
Participaram do encontro os representantes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes: o assessor especial Cassiano Sinisgalli, a assessora especial de Cultura Isabela Cardoso e o agente de cultura Rodrigo Negrão, além de artistas e fazedores de cultura do município.
O objetivo da escuta foi ouvir sugestões, esclarecer dúvidas sobre o Ciclo II da PNAB e apresentar uma prestação de contas sobre a execução dos recursos do Ciclo I. Paranapanema já executou quase 100% da verba recebida, demonstrando transparência e eficiência no fomento à cultura local.
Durante o encontro, também foi iniciado o cadastro oficial de artistas e fazedores de cultura, além da apresentação dos próximos passos da política cultural municipal, como a implantação do CPF Cultural, a criação do Conselho do Plano de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura — ações que visam valorizar e reconhecer o trabalho dos agentes culturais locais.
As escutas públicas são fundamentais para garantir que os editais reflitam as reais necessidades do setor cultural. Através do diálogo, é possível alinhar as políticas públicas às demandas dos fazedores de cultura, fortalecendo a participação social e a gestão democrática.
O encontro também foi marcado por importantes reflexões e propostas apresentadas pelos participantes, com ideias que poderão ser transformadas em ações concretas voltadas à realidade cultural do município.
As discussões sobre o Ciclo II da PNAB terão continuidade com novas reuniões e oficinas. Uma delas já está programada para acontecer no distrito de Campos de Holambra. Também estão confirmadas oficinas formativas, como a de elaboração de projetos culturais e outra sobre marketing cultural e captação de patrocínios.
A Prefeitura de Paranapanema reforça seu compromisso com o fortalecimento da cultura local, promovendo espaços de escuta, diálogo e formação para todos os fazedores de cultura do município.