15 JAN 2013
Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos visita Paranapanema e traz novidades para o município
Na última sexta-feira (11/01), o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, , visitou a Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema para falar sobre os projetos previstos para o município.

Durante a reunião, um dos assuntos tratados foi o convênio com a Sabesp para instalação de 140 fossas sépticas em dois bairros, - sendo 70 para a Serra Velha e 70 para o Mato Dentro. De acordo com o secretário, o recurso para a execução das fossas está garantido, no entanto, existem ainda problemas burocráticos que precisam ser solucionados antes que se iniciem as obras.

A Secretária do Meio Ambiente mencionou o problema de outros bairros que sofrem com a questão das fossas, como o caso da Serrinha, onde o esgotamento não está sendo feito de acordo com a real necessidade do bairro, gerando problemas recorrentes à população. Para discutir o assunto, uma reunião foi agendada com a diretoria da Sabesp para ao dia 24/01, em Itapetininga.

O secretário falou ainda sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que de acordo com a Lei 11.445/2007, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar um documento com um conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais relativos ao processo de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A prefeitura que não elaborar este plano, a partir de 2014 será impedida de receber recursos federais para projetos de saneamento básico.

Para finalizar,
o secretário
trouxe uma ótima notícia para o município: já está sendo licitada a obra de recapeamento da estrada que liga Paranapanema a Rodovia Raposo Tavares. Além disso, informou que está em fase de contratação de projeto a recuperação da Rodovia Raposo Tavares no trecho entre Itapetininga e Ourinhos, o que vai beneficiar muito os moradores do município.