24 JAN 2013
Turismo do Saber: praia, sol, conhecimento e diversão
Alunos da rede pública de Paranapanema ficaram cinco dias em Ilhabela
Foram cinco dias de descobertas e de muita diversão. Os alunos da rede pública de Paranapanema que participaram do Programa Turismo do Saber e foram para Ilhabela, litoral norte do estado, voltaram de viagem na última sexta-feira (18/01) e trouxeram na bagagem muita história para contar.

Na viagem de ida, uma parada especial na Artesp - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo,  onde tiveram uma palestra com policiais rodoviários sobre os cuidados no trânsito, que explicaram regras básicas de segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas.

Chegando em Ilhabela, as crianças ficaram alojadas na Escola Municipal Dra. Ruth Correia Leite Cardoso e aproveitaram o resto do dia para brincar. Antes de dormir, os monitores improvisaram um desfile entre os alunos, com muitos flashes, caras e bocas.

Na manhã seguinte, as crianças pularam cedo da cama e foram para praia. Olhinhos brilhando, sorriso no rosto e um misto de medo e alegria tomaram conta das crianças que pela primeira vez contemplavam o mar. A timidez foi embora cedo e apesar da garoa, elas puderam aproveitar a praia sempre acompanhadas pelos monitores e por um salva-vidas. No período da tarde, foram conhecer o Galpão das Artes, onde fizeram alongamento e aula de dança.

No terceiro dia de viagem, a programação contava com a participação das turmas de outros municípios participantes do Programa Turismo do Saber. Foi uma festa só. Além de aproveitar o mar, eles passearam de barco à vela, tiveram aula de dança, jogaram futebol de areia e futebol de sabão. A noite, a garotada foi conhecer os pontos turísticos de Ilhabela acompanhadas por um guia, que explicou as origens históricas de cada local.

Já no penúltimo dia de viagem, eles fizeram uma trilha no Parque Estadual de Ilhabela e puderam tomar banho nas águas geladas da cachoeira e para agitar a última noite da viagem, participaram de um bailinho e apresentaram uma peça de teatro.

Antes de retornar, na manhã de sexta-feira,  todos os alunos receberam um certificado de participação do Programa Turismo do Saber para deixar para sempre registrado esta incrível viagem.