01 FEV 2013
Prefeito e vice recebem representantes do Sindicato dos Servidores Municipais
Reunião discutiu benefícios para categoria
O Prefeito da Estância Turística de Paranapanema e o vice, participaram ontem (31/01) de uma reunião com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranapanema – SISPPAR, onde receberam as reivindicações do movimento.
De acordo com as propostas apresentadas pelo presidente do SISPPAR, sr. Itamiro Floriano da Rosa, as principais demandas são referentes a reposição salarial de 12% para todo o funcionalismo público municipal, aumento no valor da cesta básica e aumento do valor da diária.
Respondendo aos questionamentos, o prefeito fez uma explanação geral sobre os problemas encontrados nesse início de gestão, para apresentar ao sindicato um cenário real das contas da Prefeitura e mostrar as dificuldades encontradas para efetuar o pagamento das dívidas que estão atrasadas desde 2009, muitas delas com acordos de parcelamento não cumpridos, como é o caso da Sabesp, Ceripa, Telefônica e do INSS. Além disso, foi apresentado um estudo realizado com base nos dados da folha de pagamento do ano passado, apontando a inviabilidade de atender integralmente as reivindicações do sindicato.

Segundo o levantamento, se o aumento for de 10% para todo o funcionalismo público, a folha de pagamento do município passará a ser 50,82% da arrecadação mensal, lembrando que o valor do limite prudencial estipulado por Lei é de 51,3% do orçamento.

“Apesar de todo nosso esforço, esse estudo provavelmente não expressa a realidade que estamos vivenciando, pois ele foi feito com base nas folhas de pagamento anteriores, não constando as folhas de dezembro e do 13% salário, - que não foram empenhadas pela antiga gestão -. Caso esses dados fossem utilizados, a situação seria agravada, podendo acarretar o aumento da folha e, consequentemente, estourar o limete do valor prudencial”, explicou o prefeito.

O que ficou definido entre ambas as partes durante a discussão, foi a reposição salarial de 9%, para as categorias referenciadas de 01 a 08, conforme medida anunciada pelo Governo Federal, e que no mês abril um novo estudo será realizado para avaliar a possibilidade da reposição salarial para os demais funcionários, bem como o aumento no valor da cesta básica e das diárias, pois até lá, o espelho da folha de pagamento será mais fiel à realidade.

Durante a reunião, o prefeito solicitou ao SISPPAR um apoio em relação a fiscalização e acompanhamento junto ao IPESPEM, pois de acordo com os dados obtidos, a antiga gestão deixou de repassar o valor de R$ 2.025.263,36 ao Instituto de Previdência Social dos Funcionários Públicos da Estância Turística de Paranapanema, não honrando os parcelamentos feitos anteriormente.

Finalizando a reunião, o prefeito relatou ao sindicato a vitória conseguida pela Prefeitura na última semana a favor do funcionalismo público junto ao Banco Santander, quanto à redução imediata das taxas de juros no empréstimo consignado, sendo esperada uma redução ainda maior para os próximos dias.

“Ainda estamos em uma situação delicada, mas não vamos medir esforços para atender as principais demandas da população e dos funcionários municipais, atuando de forma transparente e honesta, pensando no que é melhor para o município. No entanto, ressaltamos a importância do apoio das associações, sindicatos e demais entidades organizadas para apontar os problemas e juntos buscarmos a melhor solução para resolvê-los,” concluiu.