18 MAR 2013
Prefeito descobre novas irregularidades nos convênios do DADE e terá de refazer o projeto para o recapeamento da Avenida Holanda
Na terça-feira, dia 12/03, o Prefeito Márcio Faber, o Secretário de Obras Rodrigo Del Poço, a Secretária de Turismo Aline Seawright Lázaro, e o funcionário do Departamento de Engenharia André Carlos Leite, estiveram no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), para tratar de assuntos referentes às pendências dos convênios anteriores.

Os problemas recorrentes apontados pelo DADE nos antigos contratos são relacionados às adequações nos projetos realizados sem aprovação prévia do departamento, ou seja, ítens de serviços foram pagos e não foram executados, sendo que o recurso foi usado para suprir ítens executados e não licitados, impossibilitando a prestação de contas e a conclusão dos convênios.

Para finalizar os diversos convênios que ainda estão abertos, o departamento de engenharia da Prefeitura está realizando as alterações necessárias nos projetos, para que desta forma, a Prefeitura não tenha que devolver o valor do repasse e aumentar ainda mais a dívida com o DADE, que hoje chega a R$ 1.000.000,00.

Outro problema abordado foi o convênio da 3ª Etapa da Construção do Recinto de Festas, firmado em 2012 e que está aguardando liberação dos órgãos ambientais para dar continuidade à obra.

Colocado em discussão o recapeamento da Avenida Holanda, foi informado pela Secretaria de Obras, que após uma análise do convênio, foram encontradas inúmeras divergências entre o projeto e a planilha de custo, impossibilitando sua execução nos moldes do projeto aprovado em dezembro do ano passado.

De acordo com o engenheiro do DADE Hélio Moraes Júnior, essa divergência aconteceu devido aos diversos problemas na elaboração do projeto enfrentados pela administração anterior, que quase ocasionou a perda do prazo para firmação do convênio. Para não perder o recurso, a antiga gestão protocolou um processo em desacordo com as necessidades e exigências do departamento, tornando sua execução inviável.

Diante da situação, o prefeito Márcio Faber questionou o departamento sobre a possibilidade da execução de um novo projeto que atenda todas as exigências técnicas e legais, sem perder o recurso e prejudicar a população que necessita do serviço. “Campos de Holambra espera com ansiedade a recuperação da Avenida Holanda, e nós vamos nos empenhar para não perder este recurso e fazer um novo projeto o mais breve possível, para atender esta demanda tão urgente da população”, finalizou.