24 ABR 2013
Prova do Laço Comprido é sucesso em Paranapanema
Nos dias 19, 20 e 21 de abril, o Recinto Salvador de Souza (Parque Ferradura) recebeu centenas de laçadores, entre adultos, mirins, juvenil e amazonas, para a realização da Prova do Laço Comprido. Premiações com troféus, em dinheiro e duas motos 0 km foram entregues aos “ases do laço” que brilharam no evento comemorativo aos 154 anos de Paranapanema.

Tradição e superação! Estas são as palavras mais adequadas para expressar os acontecimentos na Prova do Laço Comprido na Estância Turística de Paranapanema em 2013. Há menos de dois meses não havia um local adequado para realizar a festa, não havia ao menos uma pista de laço. Foi aí que apareceu a união do Clube do Laço Comprido.

Uma força tarefa foi criada e, “força”, não faltou. Dezenas de laçadores e voluntários construíram em 45 dias uma pista elogiada por visitantes e principalmente competidores. Um trabalho árduo, mas acima de tudo compensador. Ao realizarem tamanho esforço, ficou claro que o cooperativismo é algo em comum entre os laçadores do município, algo que só a amizade e a paixão pelo laço poderiam fazer. Destacou-se também a iniciativa, o empenho e o companheirismo do laçador e vice presidente do Clube do Laço, Decinho.
Mais adequada que a antiga, a nova pista tem trânsito exclusivo somente para cavalos, assim os laçadores não circulam em meio ao público como antigamente. Outro detalhe importante é a saída para o brete em forma de “V”, facilitando o manejo, pois instintivamente o gado segue direto para a mangueira e não fica vagando na pista. Com isso o evento ganhou tempo e qualidade. “Pista pensada e construída por laçador, só poderia dar em coisa boa”, disse um competidor.

Vencedores das Provas do Laço

Entre o vencedores das provas estão: 1º Gustavo Ruivo (Paranapanema), 2º Leonardo Queiroz (Pilar do Sul) e 3º Duzinho (Itatinga) pela categoria Mirim. Pedro Luiz em 1º (Pilar do Sul), Hercules Camargo em 2º (Torre de Pedra), e Bruno Henrique em 3º compuseram o pódio no Laço Juvenil. Pela categoria das Amazonas as premiadas foram Amanda Vaz, Jessica Sartoreli e Fani. Pelo Laço Individual venceram Rodrigo Vaz (Paranapanema), Piu Piu (Boituva), Edinho Lopes (Piraju) Ed Carlos Lopes (Araçoiaba da Serra), Pedro Luiz (Pilar do Sul). Já nas Duplas de sexta-feira, os vencedores foram Vanderlei Vaz e Adailton Fernandes; já no Trio de sexta-feira os ganhadores foram Edinho Lopes e equipe. Ivan Barbosa e Juninho Moco, João Francisco e Gustavo Sartoreli e Negão de Avaré e Matheus foram os melhores colocados da Dupla de Sábado. No Laço Municipal Marlon Borba , Alex Ferreira e Vitinho foram levaram os prêmios. Finalizando, na categoria composta por Mirim, Juvenil e Amazonas os melhores foram: 1º Guilherme Ruivo, 2º Rai Bezerra, 3º Gustavo Biná.