No dia 11 de outubro, servidores públicos municipais das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, da Estância Turística de Paranapanema, receberam mais uma visita dos profissionais da diretoria do Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos do CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) de Botucatu/SP. O encontro foi promovido para dar continuidade a um projeto de capacitação profissional, que visa preparar os servidores para intervir em casos de sofrimento psíquico.
“O Projeto tem como objetivo a implantação de grupos terapêuticos e socioeducativos, em parceria com as duas Secretarias citadas acima, a fim de permitir a execução de um serviço alternativo, que almeja romper a alta medicalização no município, permitindo que os pacientes consigam elaborar seus conflitos fazendo uso dos grupos terapêuticos sem uma demasiada dependência de medicamentos”, explicou a psicóloga Thaíse.
“É preciso capacitar nossos profissionais de saúde e assistência social sobre o sofrimento psíquico e suas repercussões na vida social dos pacientes, compreendendo suas questões de vulnerabilidade social e psicológica”, enfatizou Maria Fernanda Franco, secretária do Desenvolvimento Social.
O grupo aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe do CAIS de Botucatu, que com toda a dedicação e carinho compartilham seus conhecimentos em Paranapanema. Segundo os servidores que recebem periodicamente tais orientações, os econtros proporcionarão o avanço na qualidade do serviço ofertado pela rede da saúde e do desenvolvimento social no município.