Nos meses de novembro e dezembro o Comandante da Polícia Militar de Paranapanema, 2º Sargento PM Nobre, realizará palestras aos Líderes comunitários para apresentar o PVS (Programa Vizinhança Solidária) e capacitar tutores para o programa em cada bairro do município. O programa tem como objetivo a prevenção primária como ferramenta facilitadora para as ações da Polícia.
O Programa Vizinhança Solidária cria a adoção de mecanismos dentro da filosofia de polícia comunitária e estimula a mudança de comportamento dos integrantes de determinadas comunidades, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais.
A Policia Comunitária é uma filosofia de policiamento mundial, na qual a polícia atua em parceria com a comunidade para melhorar a sensação de segurança, visando a prevenção do crime e da violência. A ideia é aproximar os vizinhos um dos outros, e por consequência, resgatar a sensação de segurança no seu bairro. O programa, que já funciona em muitas cidades, é de adesão voluntária. Para participar, é só procurar a Companhia de Polícia Militar mais próxima, ou o Conselho de Segurança do seu bairro. Os comércios também podem participar. É importante que as pessoas se organizem, ações coletivas irão transformar a vizinhança solidária em mais segurança para todo o município.