[caption id="attachment_10639" align="alignleft" width="233"] Participantes foram indagados sobre os momentos mais felizes de suas vidas[/caption]
Na noite do dia 03 de abril, servidores públicos municipais da rede ensino da Estância Turística de Paranapanema participaram de uma palestra que enfocou as inúmeras possibilidades de ser mais feliz. Representantes de entidades, empresas e da sociedade civil também estiveram presentes. O evento aconteceu no anfiteatro do Gringo’s Hotel, no Distrito Campos de Holambra, sob a condução da palestrante Raquel Trovarelli.
A Palestra foi uma realização do Instituto Visão do Futuro, por intermédio dos cidadãos Afonso Sleutjes e Sueli Penteado, que recentemente participaram de cursos no Instituto. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Paranapanema.
O Visão do Futuro é uma entidade dedicada ao desenvolvimento integral do ser humano e à evolução de uma nova consciência acerca de nossa crise global. Propõe um processo de mudança que envolve a reavaliação dos pressupostos básicos da vida moderna, dos nossos padrões habituais de pensamento, e da estrutura materialista economia mundial.
Dados de pesquisas científicas foram ressaltados, comportamentos e conceitos foram discutidos com o intuito de induzir aos participantes questões como: Sou feliz? O que posso fazer para sentir-me mais satisfeito com a vida? Do que precisamos para construir uma sociedade mais saudável e feliz? Para onde estamos indo? Para onde devemos ir? Estas perguntas foram lançadas através de uma dinâmica divertida, na qual uma bola era arremessada a quem devesse responder pré-determinadas questões.
[caption id="attachment_10640" align="alignright" width="252"] A palestrante Raquel Trovarelli[/caption]
O impacto do consumismo nas condições climáticas e, principalmente, na convivência do indivíduo em comunidade e em seus vínculos afetivos foi amplamente discutido. Valores materialistas foram colocados em cheque, o que ressaltou uma velha máxima: “Dinheiro não pode comprar a felicidade”.
Segundo estudos científicos comprovaram que pessoas muito ricas não são mais felizes que pessoas mais pobres. Segundo o Instituto Visão do Futuro são mais felizes as pessoas que mantém vínculos afetivos fortalecidos, tanto no âmbito familiar, quanto nas atividades socioculturais. Independente do poder aquisitivo é mais feliz quem é menos materialista.