A história de um dos maiores artistas do humor e do cinema brasileiro ganhou vida frente ao público paranapanemense, que lotou a Câmara Municipal na noite de 1º de maio. O espetáculo teatral foi primorosamente encenado pelo Grupo Pó Pa Tapá Taio, de Avaré/SP. O evento foi uma realização da secretaria Municipal de Cultura da Estância Turística de Paranapanema em parceria com o Grupo Clave de Sol.
Os trejeitos e jargões que marcaram época encantaram os expectantes. A trajetória emocionante do “Jeca” foi lembrada, desde primórdios sonhos de viver “fazendo graça”. O amado caipira começou a ganhar notoriedade na era do rádio, a partir de 1946 adentrava os lares brasileiros através do Programa Rancho Alegre. O mesmo programa estreou em 1950 na TV TUPI de São Paulo.
O hobby do caipira também foi enfatizado, ele gostava de cantar valsas. Musicais encenaram divertidos comerciais dos programas protagonizados por Mazzaropi e participações marcantes em seus filmes, tal como o memorável dueto de Hebe Camargo e Agnaldo Rayol.
O ato final emocionou a plateia, dos mais saudosos, aos jovens que menos sabiam sobre o homenageado. A maleta, o paletó, o chapéu foram deixados no centro do palco pelo caipira, que despediu-se com seu andar inconfundível, ao som da notícia de sua morte vinculada à rádios e TVs da época. Em pé, a plateia retribuiu com um longo minuto de aplausos, carregado de saudade.