[caption id="attachment_10832" align="alignleft" width="350"] Apostilas são entregues em reunião de pais na Escola Holambra II[/caption]
A utilização contínua de material didático apostilado leva os estudantes a progredir mais no processo de aprendizagem que nas escolas onde esses materiais não estão presentes. É o que se deduz de um estudo divulgado pela Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros.
A instituição patrocinou a avaliação do impacto da adoção dos sistemas de ensino na nota da Prova Brasil. Os alunos que estudaram com apostilados evoluíram em média 5 pontos a mais na escala da prova, tanto em língua portuguesa como em matemática, em relação àqueles que não utilizaram esses materiais. O estudo comprova uma evolução significativa na qualidade do ensino em escolas que utilizam o método apostilado.
A Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Paranapanema foi recentemente apostilada, visando um melhor desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Por conseguinte, professores e gestores escolares estão recebendo contínuo treinamento oferecido pela empresa Maxi Sistemas de Ensino, que fornece as apostilas às escolas municipais.
Desta forma, a Secretaria da Educação paranapanemense está trabalhando para que tal desenvolvimento educacional também ocorra no município. Segundo o secretário municipal de educação, Carlos Souto, “estruturar as aulas controlando indiretamente o que acontecerá em sala de aula tem um impacto positivo no aprendizado dos alunos”.