O Programa Atleta do Futuro foi lançado oficialmente na Estância Turística de Paranapanema na sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes Ivo dos Santos. Com toda pompa de uma grande realização esportiva, o evento apresentou ao público o desfile da Tocha Esportiva, bem como o acendimento da Pira Olímpica. A Cerimonia contou com as presenças de Gestores do SESI, do Prefeito Antônio Nakagawa e de autoridades locais. Já foram inscritos mais de 400 alunos de todo o município e as inscrições continuam na Secretaria Municipal de Esportes.
A Cerimonia foi conduzida pela Secretaria Municipal de Comunicação de Paranapanema e teve inicio às 19 horas. O evento foi prestigiado por um público formado, em grande maioria, por pais de alunos inscritos no Programa. Os vereadores Afonso Aires, Osmar Gonçalves e Mazinho marcaram presença em apoio a nova frente de trabalho do esporte paranapanemense. O SESI esteve representado pelo Coordenador de Esportes da entidade em Botucatu, o senhor José Artemio Montanha e também pelo senhor Otávio Augusto Ferraz Ferreira, Diretor do SESI de Botucatu. “Espalhem a notícia, queremos desenvolver este projeto com o maior número de crianças possível”, enfatizaram os gestores do SESI.
A Empresa Madrinha, a Contrutora Scholten, foi representada por Marcelo Vivan, que em suas palavras enfatizou o apoio ao esporte como “ferramenta” socioeducativa. O Prefeito Antônio Nakagawa, ao fazer seu pronunciamento falou da satisfação de receber o SESI como parceiro no fortalecimento do esporte no município e da importância do PAF valorizar conceitos e valores para o fortalecimento não só do esporte, as também de termas importantes como a saúde, educação e da família.
O Atleta do Futuro é fruto da parceria entre a Prefeitura de Paranapanema, Sesi de Botucatu e a Construtora Scholten, empresa madrinha do Programa. Tem por objetivo trabalhar o esporte para além do esporte, desenvolvendo temas transversais importantes como saúde, meio ambiente e educação, além de promover o desenvolvimento das habilidades motoras, aptidão física e adoção de valores positivos do esporte.
É oferecido de forma permanente com metodologia própria do SESI, compreendendo uma sequência de ensino cientificamente desenvolvida, considerando as múltiplas possibilidades do esporte, a participação como um princípio de inclusão, a especialização em idade adequada, a diversificação de modalidades e o jogo como recurso pedagógico importante.
Quatro centenas de alunos já foram inscritos em Paranapanema, à eles serão proporcionadas 5 fases de desenvolvimento assim nomeadas: Multi Esporte – (6 à 8 anos) Desenvolvido de forma lúdica através de jogos e brincadeiras. Pré Esporte – ( 9 e 10 anos) Continuidade ao desenvolvimento da fase anterior ampliando o conhecimento básico e a vivência do maior número de esportes através de jogos pré-desportivos. Esporte I – ( 11 e 12 anos) Iniciação ao esporte específico escolhido pelo aluno. Esporte II – ( 13 e 14 anos) Aperfeiçoamento ao esporte específico desenvolvido na fase Esporte I , refinamento da técnica, desenvolvimento da tática e aprofundamento em regras. Esporte III – ( 15 à 17 anos) Aperfeiçoamento ao esporte específico desenvolvidos nas fases Esporte I e II, refinamento da técnica, desenvolvimento da tática e aprofundamento em regras.
Segundo o Secretário Municipal de Esportes, José Luiz de Almeida, o PAF vem para revolucionar o pensamento do atleta Paranapanemense: “O Programa Atleta do Futuro irá formar verdadeiros vencedores, refinando a técnica e o talento, mas também, conceitos essenciais para o desenvolvimento do cidadão consciente”, enfatizou José Luiz.