Nos dias 17 e 18 de setembro aconteceu no Distrito Campos de Holambra a 4ª edição do Irrigashow, o evento é considerando um dos principais difusores de tecnologia em agricultura irrigada sustentável do Brasil. No ensejo, a Secretária Estadual da Agricultura e Abastecimento, Monika Bergamaschi, relatou seu encanto por Campos de Holambra ao ressaltar todo o potencial agrícola e a tecnologia de ponta, referência em todo o país: “Perfeito”, exclamou a Secretária de Estado.
Em discurso na cerimônia de abertura, o Prefeito da Estância Turística de Paranapanema, Antônio Nakagawa, falou da importância do Irrigashow para o município, do admirável potencial agrícola provindo da agricultura irrigada e teceu elogios à sustentabilidade posta em prática pelos agricultores do Sudoeste Paulista.
“Mesmo num período tão difícil, em que tantas regiões sofrem com a falta de água, os produtores de nossa região dão aula de sustentabilidade e tecnologia para agricultura irrigada, mostrando que é possível aumentar o potencial agrícola sem prejudicar os recursos do naturais” ressaltou o Prefeito de Paranapanema.
O Chefe do Executivo exaltou com orgulho os mais de 40 mil hectares de agricultura irrigada nos campos do município. O Prefeito elogiou ainda a cultura do plantio direto. O sistema consiste no cultivo sem o revolvimento da terra, sobre uma camada de resíduos (palha, restos do plantio anterior) ou de vegetação para protegê-lo. O plantio direto, além de diminuir custos com máquinas, mão de obra e combustível, ameniza também a excessiva movimentação sofrida pelo solo nos sistemas convencionais, que ocasionam sua degradação. O método é visto como notável exemplo de sustentabilidade.
A promotora do Irrigashow é a ASPIPP - Associação Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha. Em sua 4ª edição o evento demonstrou avanços, pois no quadriênio o parque de exposições dobrou sua área. Além das exposições, o conteúdo informativo que oferece aos seus participantes também é destaque. Nesta edição, durante os dois dias de evento, foram 14 palestras e 4 mesas redondas, com a participação de conferencistas e referências no setor de agronegócios.