[caption id="attachment_13280" align="alignleft" width="350"] Dr. Luís Antônio Guimarães Brondi dissertou sobre o Câncer de Mama[/caption]
O prédio da Câmara Municipal da Estância Turística de Paranapanema ficou rosa na sexta-feira, dia 24, ao sediar a palestra da campanha Outubro Rosa, movimento popular comemorado em todo o mundo na luta da prevenção e combate ao câncer de mama. Segundo o palestrante: “o câncer de mama não ocasiona dor, age silêncioso”.
A palestra foi promovida pela Escola Municipal de Educação Infantil José Libâneo. A cor rosa predominou na decoração e o laço rosa que simboliza mundialmente a prevenção da mulher no câncer de mama. O palestrante, Dr. Luís Antônio Guimarães Brondi, médico oncologista e professor de medicina da Universidade Católica PCU de Sorocaba, veio até Paranapanema gratuitamente para alertar e dirimir todas as dúvidas na prevenção e combate à doença. “O câncer de mama é uma doença genética, ou seja é necessário uma alteração no(s) gene(s). No entanto, vários outros fatores estão envolvidos, alguns que não podem ser modificados e outros que você pode modificar, diminuindo assim o seu risco de desenvolver a doença.
Orientou sobre os primeiros sintomas, explicou todos tipos e tratamentos na cura da doença e alertou a importância na realização periódica no toque de mama, nos exames de mamografia, principalmente nas mulheres acima de 40 anos, maior grupo de risco de contrair o câncer. Depois da palestra, a interatividade para esclarecer todas as dúvidas dos presentes.
[caption id="attachment_13281" align="alignright" width="211"] Maria de Lourdes Liberalino emocionou o público presente ao narrar sua luta contra o câncer[/caption]
Na plateia a paranapanemense Maria de Lourdes Liberalino emocionou o público presente ao narrar sua luta contra o câncer e que já voltou a trabalhar. Foi muito aplaudida e receber uma homenagem pela equipe de direção da José Libâneo, a diretora Carolina Monteiro, a vice Janaina Poçarli e a coordenadora Silmara Borges.
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil. A estimativa de novos casos: 57.120 em. 2014. No ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama. O câncer de mama no homem é raro e representa menos de 1% dos casos, e o principal sintomas é um nódulo endurecido atrás do "bico" do peito, principalmente em pacientes acima de 50 anos de idade.