A Secretaria de Educação e Cultura da Estância Turística de Paranapanema promoveu na noite do dia 27 de novembro o seminário de encerramento do curso de capacitação de professores pelo programa PNAIC, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Além dos 39 professores integrantes do programa, mais 17 professores se apresentaram voluntariamente no aprimoramento em busca de maior eficiência na alfabetização de crianças até completarem no máximo, oito anos de idade.
“A equipe de educadores nos surpreendeu com a determinação. A prefeitura está subsidiando o material didático aos professores voluntários, classificados de ouvintes. Eles receberão certificação pela Secretaria de Educação”, frisou o Secretário da Educação Carlos Souto. No seminário de enceramento os professores montaram nas salas da secretária de Educação os materiais didáticos utilizados para a apresentação do sistema pedagógico utilizados com os alunos.
A adesão de Paranapanema no Pacto faz parte do amplo processo formativo pedagógico dos professores da rede municipal de ensino. Compromisso assumido no ano passado começou com estudos na área da linguagem e em 2014 na matemática. Foram 360 horas de curso, sendo 160 presenciais divididas em 40 encontros com 4 horas, mais 80 horas de atividades individuais e 120 de portfólio. Atualmente o corpo docente do Pacto é formado por 36 turmas atuando em quase 800 alunos.
“O processo formativo não ocorre de forma linear e simples, nesse sentido, pensar uma formação de professores é desenvolver ações e emoções, conflitos e desiquilíbrios. É tatear em um terreno do fazer docente na busca de mudança para melhorar sempre e mais Acredito que não há inovação tecnológica ou qualquer outro sistema que supere o material humano a quem chamamos de professores”, comentou o secretário Carlos Souto.