O Centro de Referência de Assistência Social em parceria com programa Estratégia Saúde da Família realizou na Câmara Municipal uma palestra sobre os primeiros procedimentos em casos de afogamento e engasgamento infantil. Público alvo foram gestantes, mamães e crianças de até dois anos.
A Enfermeira Gerente de Base e palestrante Sra. Ana Carolina dos Santos Balmiza, explicou ao público a atuação do SAMU no município, e adentrou ao tema em questão “Afogamento e Engasgamento Infantil” seus sintomas, prevenção, tratamento e recomendações necessárias de forma clara, objetiva e sucinta.
Foi demonstrado que em casos de engasgos ocasionados por corpos estranhos - que pode ser moeda, pedra ou qualquer objeto - ingeridos pela vítima, utiliza-se a Manobra de Heimlich, que tem por objetivo desobstruir a passagem do ar pelas vias aéreas.
As manobras de desobstrução da vias respiratórias foram explanadas para atendimento em bebês, crianças e adultos, estando eles conscientes ou não.
Foi ressalto que quando a vítima perder a consciência é necessário acionar rapidamente do o Serviço de Emergência – SAMU.