O Rio Paranapanema recebeu na última terça-feira 100 mil novos peixes da espécie nativa, o pacu. A soltura dos alevinos foi realizada pela Duke Energy, empresa concessionária de geração de energia, na Ilha do Sol e foi presenciada pelo prefeito Antônio Nakagawa, a Secretária de Meio Ambiente, Sandra Libâneo, diretores, professores e alunos da Escola José Gonçalves Mendes.
Antes da soltura dos alevinos a secretária Sandra e o analista de Meio Ambiente da Duke, Luís Augusto Perino, explicaram aos alunos a importância do repovoamento da represa. As espécies nativas que antigamente subiam o leito do rio para reprodução, a Piracema. No leito de 8 quilômetros do Paranapanema foram construídas oito barragens para instalações de usinas hidrelétricas e a Duke no percurso de 8 quilômetros do Paranapanema. O repovoamento é feito artificialmente no laboratório da Duke desde em 1999. Programa de Manejo Pesqueiro já colocou no Paranapanema mais de 22 milhões de alevinos das espécies nativas pacu-guaçu, curimbatá, piracanjuba, piapara, piava-três-pintas e dourado – todas importantes para a economia e cultura de pesca local, tanto amadora, como profissional. Até o final de 2015, colocará mais 1,5 milhão de peixes nos reservatórios.
Depois todos foram até o local para acompanhar a soltura dos alevinos. A equipe de biólogo da Duke mapeia os pontos de soltura que oferecerem boas condições de alimento e abrigo para os peixes. Uma vez soltos, eles irão se dispersar pela Bacia do Paranapanema.