[caption id="attachment_13734" align="alignleft" width="350"] Quintais foram vasculhados em busca de focos da Dengu[/caption]
Moradores da Estância Turística de Paranapanema receberam em suas casas a visita das equipes de funcionários municipais no sábado, dia 21, no mutirão “Todos Contra Dengue”. Logo pela manhã, cerca de 150 funcionários voluntários, estavam reunidos no pátio da garagem da prefeitura para dar início ao mutirão. “A dengue está se alastrando em todas as cidades do Estado, e para evitar o aumento de casos em nossa cidade decidimos colaborar com a campanha “Todos Contra a Dengue” e hoje vamos visitar as residências da zona central e dos bairros para fazer uma vistoria e orientar a população”, explicou Lililan Maria de Almeida, coordenadora do mutirão.
Divididos em equipes o mutirão começou as visitas por volta das 8hs. Ao chegar nas residências eles pediam permissão aos moradores para dar uma verificada nos quintais e verificar possíveis criadouros do mosquito. Conversavam com os moradores e orientavam da importância da prevenção. O mutirão sofreu algumas interrupções devida a já famosa chuva diária do mês de março.
No final de fevereiro até o dia 11 de março, a prefeitura fez um mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade, foram recolhidos centenas de toneladas de entulhos, móveis velhos, galhos de arvores em todos os bairros da cidade, inclusive na Serra Velha e no Bairro da Ponte. Mas o números de casos registrados aumentou e principalmente o período chuvoso, com sol e chuvas diárias, ideal para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.
[caption id="attachment_13735" align="alignright" width="350"] Voluntários abordaram moradores e transeuntes[/caption]
A Vigilância Epidemiológica da Estância Turística de Paranapanema informou da situação epidemiológica da Dengue no período de 22 de fevereiro a 17 de março. São 35 pacientes notificados. Exames confirmados com dengue: 11, sendo 08 casos importados (contaminação adquirida em outros municípios) e 3 casos autóctones (contaminação adquirida no município de Paranapanema). As 24 notificações restantes, aguardando resultados dos exames.
A prevenção é a única arma contra a doença
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarro de flores, caixas d’água, tambores, cisternas, sacos plásticos, lixeiras. É importante cuidados pessoais como o uso de repelente.