A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Paranapanema promoveu uma campanha do exame Papanicolau no sábado, dia 21. Uma equipe da secretária ficou de plantão do Centro de Saúde das 8 às 17h. O câncer do colo uterino é uma das doenças ginecológicas mais comuns e fáceis de prevenir, simplesmente evitado com a colheita de Papanicolau. “A campanha superou nossas expectativas, foram coletados 80 amostras. Vamos repetir a campanha em abril, inclusive na unidade de saúde do Distrito Campos de Holambra”, comentou a secretaria Marili Pedroso”,
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Quem deve fazer o exame e com qual frequência?
Após o início da vida sexual, todas as mulheres devem realizar o exame de Papanicolau pelo menos uma vez por ano. Os exames devem seguir até os 64 anos e podem ser interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres estão dispensadas de exames adicionais.
O que é o papanicolau?
O Papanicolau é um exame que pode ser feito durante uma consulta comum ao ginecologista. Ele permite, através da análise microscópica de uma amostragem de células coletadas do colo do útero, detectar células anormais pré-malignas ou cancerosas. Sua simplicidade não exclui sua importância, visto que é um dos exames mais eficazes quando se fala de prevenção da saúde da mulher. Afinal, ele pode rastrear o câncer de colo do útero, que pode levar até dez anos para se desenvolver e é a segundo neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres do mundo.
O que mais ele pode detectar?
O tumor em fase inicial não apresenta sintomas, por isso é fundamental que a mulher realize o exame. Por isso dizemos que o Papanicolau é um exame preventivo: ele visa detectar as alterações celulares antes mesmo de os sintomas aparecerem. Além disso, a realização desse exame pode ajudar a descobrir a existência de outros males que colocam a saúde da mulher em risco e precisam ser tratados como: infecções vaginais (Tricomoníase, Candidíase etc) e outras sexualmente transmissíveis (Sífilis, Gonorreia, Condilomatose, Clamídia etc).
Mulheres virgens podem realizar esse exame?
Mulheres virgens também podem realizar o exame de Papanicolau, mas apenas em situações específicas e utilizando material especial. Se o exame for feito de forma correta, não há nenhum risco ou problema para a paciente, nem mesmo em relação à ruptura do hímen.