[caption id="attachment_13787" align="alignleft" width="233"] Pulverizador irá desinsetizar pontos da cidade[/caption]
Prefeito e secretários municipais reuniram-se com representantes da SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias, no dia 30 de março, para traçar novas metas no combate à Dengue. A Prefeitura já comprou quatro nebulizadores costais para pulverizar pontos com maior incidência de contágio e proliferação do mosquito. O treinamento dos funcionários, que já está em curso, e a aplicação dos inseticidas serão supervisionados pela SUCEN.
Os moradores serão orientados pela Secretaria de Saúde acerca dos procedimentos que serão tomados no momento da pulverização, principalmente para que partículas da pulverização adentrem as casas e exterminem o mosquito também dentro das residências.
A Secretaria de Saúde da Estância Turística de Paranapanema quer a população em alerta. “Não podemos perder esta guerra para o mosquito da dengue, não deixe esta doença bater a sua porta, elimine do seu quintal locais propícios para a criação do mosquito transmissor da Dengue, como latas, embalagens, copos e caixas de plástico, tampinhas de refrigerantes, pneus, vasinhos de plantas, jarro de flores, garrafas de vidro, caixas d’água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras ou qualquer objeto que possa acumular água”, enfatizou Marili Camargo, secretária de saúde.
Calor, altas temperaturas e chuvas ocasionam a época propícia para um grande aumento dos mosquitos Aedes Aegypti.
“Em Paranapanema há muitos indícios de dengue, a prevenção é a única arma contra a doença. A equipe da Vigilância Epidemiológica vem encontrando muitos depósitos de água parada em quintais de residências. É preciso verificar todos os dias porque as chuvas estão constantes”, completou a secretária de saúde.
Segundo a Superintendência de Controle de Endemias, o mosquito da dengue não procria em poças em ruas ou bueiros, pois nestes locais há muita poluição e o Aedes Aegypti tem preferência por água mais limpa, com nutrientes e microrganismos para se alimentar, tal como vasos de plantas e água da chuva parada em recipientes.