Nunca houve um pedido oficial pela ponte que visa o acesso rápido da região sudoeste paulista à Rodovia Castelo Branco, agora, as prefeituras de trinta e quatro municípios formalizaram junto ao Ministério das Cidades o pedido pela tão sonhada ponte que interligará os municípios de Paranapanema e Itatinga. Tal obra, se concretizada, beneficiará cerca de um milhão de habitantes, potencializará o turismo, o escoamento de produções de diversos setores e, consequentemente, o desenvolvimento da região.
A missão de levar o pedido infra-assinado por todos os prefeitos das demais cidades ficou sob a responsabilidade de Antônio Nakagawa e Paulo Apolo, prefeitos de Paranapanema e Itatinga, respectivamente. Ambos foram recepcionados pelo ministro Gilberto Kassab para deliberação sobre o assunto.
Kassab assentiu a promissora a ideia de construção da ponte e deu total apoio ao pedido da região, segundo o ministro, serão feitos sobrevoos com helicóptero para visualizar na represa o ponto ideal para a implantação do projeto. O ministro ressaltou ainda que, por tratar-se de uma obra extremamente cara, é imprescindível o apoio de Dilma Rousseff, portanto, pretende agendar um encontro entre os prefeitos proponentes e a presidente.
Infra-assinaram o pedido os prefeitos das cidades de: Avaré, Angatuba, Apiaí, Arandu, Barra do Chapéu, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerqueira Cesar, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iaras, Itaoca, Itaí, Itaporanga, Itaberá, Itapetininga, Itatinga, Itapeva, Manduri, Nova Campina, Óleo, Paranapanema, Piraju, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá, Timburi.