O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Utilizando um fitilho amarelo como símbolo, o movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes. Na última quarta-feira numa parceria da Prefeitura da Estância turística de Paranapanema com a Polícia Militar foram promovidas palestras na Escola Antônio Luiz Duarte no período da manhã e a noite.
A psicóloga do CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, Taciana Antunes orientou os estudantes para que todos participe da campanha em conversa com seus pais e amigos para transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito. “O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação”, frisou Tassiana.
Em 2014, segundo o governo federal, houve uma redução de 10% no número de mortes por acidentes de trânsito. Passando de 44,8 mil em 2013 para 40,5 mil em 2014. Essa foi a maior queda desde 1998. Mesmo com a redução no número de mortes, o número de feridos em acidentes desse tipo sobe sem parar há cinco anos. Em 2013 foram 170,8 mil internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Números que fazem do trânsito do país um dos mais violentos do mundo