Com o slogan “Saúde de Qualidade, Direito do Cidadão”, a II Conferência de Saúde realizada na Estância Turística de Paranapanema no último dia 26, das 8 às 17h no plenário da Câmara de Vereadores, debateu política pública de saúde com vários segmentos da sociedade. Formou-se os integrantes do Conselho nos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor e também foram eleitos representantes da etapa regional que será organizada pela DRS VI - Bauru: dias 14 e 15 de julho.
Na abertura da Conferência formaram a plenária a promotora Renata Brandão Lazarini, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Simone Almeida, a palestrante convidada Maurren Luciana, a Secretária de Saúde Marili Camargo, o Diretor Administrativo Nelson Soares e o vereador Osmar. Após a declaração de cada integrante sobre a participação popular no debate de políticas públicas de saúde, a palestrante iniciou apresentação de programa para melhoria da qualidade de assistência médica à população. Depois foram montados grupos de trabalho para apresentação d propostas e sugestões.
Após o debate foram definidas as propostas municipais que serão levada na Conferência Estadual: fortalecer a organização das redes de atenção à saúde no município: mulher, criança, idoso, adulto, doenças crônicas não transmissíveis e criar rede de apoio diagnóstico e de acompanhamento em todas as linhas de cuidado. Para doenças crônicas não transmissíveis: nutricionista, fisioterapeuta, saúde bucal preventiva, oftalmo para realização periódica de fundo de olho, e/ou através de realização de mutirão em conjunto com ações educativas à populações alvo.
Saúde da mulher: assegurar transporte específico para gestante que necessita realizar exames fora do município (US) e ofertar disponibilidade de mais dias na semana para realização de US, garantir assistência farmacêutica (sulfato ferroso e ácido fólico comprimido) para gestantes, promover palestras e campanhas na área e abranger adolescentes na escola
Saúde da criança: manter profissional pediatra para atendimento preventivo (puericultura) e não somente realização de atendimento curativo.
Idoso: Criar espaços de convivência com apoio e atendimento multiprofissional e realizar parceria com clube da melhor idade.
Saúde do homem: instituir a política de saúde do homem (empresas e espaços de trabalho).
Também foram propostas a melhorias nas condições de transporte coletivo, o qual é realizado por terceiro, através de exigências em contrato no que diz respeito a: manutenção e limpeza, ônibus com banheiro bem como a garantia de reposição imediata em caso de quebra do transporte. Contratar agentes de endemia para controle da dengue e outras endemias e maior atenção aos espaços de poder público no controle de criadouros do mosquito da dengue e criar lei municipal para atuação de fiscal urbano e incorporar multa no IPTU.
Eleitos membros do Conselho na Conferência no Segmento Usuário: Edson Aparecido Ramos, Carlos Roberto Ávila dos Santos, Prachedes Gomes, Everton Tiago Correa, Darci Cruz Amaral. No Segmento Trabalhador: Natália Cassiolato, Sandra Maria Martins, Juliana Pierami de Freitas, Eliane Fortes (suplente) Telma Miras Andrade (suplente). No Segmento Gestor: Marili Camargo, Sidney Tom Lopes Lana e Raquel Cristina Alves. Representantes para etapa Regional: Carlos Roberto Àvila dos Santos, Darci Cruz Amaral, Natália Cassiolato e Sidney Tom Lopes Lana