[caption id="attachment_14310" align="alignleft" width="350"] Prefeitura recepcionou com alegria a nova médica da cidade.[/caption]
Prefeito e secretários da Estância Turística de Paranapanema receberam na sexta-feira, dia 3, a médica Maria Fernanda Querido Nessora Osório, do programa federal Mais Médicos. Brasileira, ela se formou em Cuba, onde a Medicina é voltada para a Atenção Básica, e retornou para trabalhar no Brasil. “Contribuirei para a melhoria da assistência à saúde através de ações de promoção e prevenção de doenças e complicações que podem estar interferindo na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou a médica, que já começou assistir moradores na segunda-feira dia 6 no Centro de Saúde III.
O programa Mais Médicos chegou a Paranapanema graças ao esforço do prefeito, do vereador Mazinho (PT) e do Deputado Federal Paulo Teixeira (PT). “Com o aval do Prefeito Nakagawa solicitei à Secretária de Saúde, Marili Pedroso, que cadastrasse o município no “Mais Médicos”, depois contamos com a ajuda do Deputado Paulo Teixeira para agilizar a liberação dessa médica para nossa população”, explicou Mazinho.
Acompanhada por dois oficiais da Polícia do Exército, a médica foi recebida no gabinete do prefeito e apresentada a secretários e equipe da Secretaria de Saúde. “Com isso, a Prefeitura amplia a assistência médica preventiva na rede pública de saúde. A chegada de mais uma médica vai contribuir para a melhora da oferta e da qualidade do atendimento à população assistida”, frisou o prefeito.
[caption id="attachment_14313" align="alignleft" width="350"] A nova médica do município Fernanda, Secretária de Saúde Marili[/caption]
O Mais Médicos é de iniciativa do governo federal, o programa seleciona médicos que vêm do exterior, incluindo brasileiros que fizeram faculdade em outros países, com pagamento realizado diretamente pelo Ministério da Saúde. Após passarem por um treinamento de língua portuguesa e de conhecimentos médicos, se aprovados, são encaminhados aos municípios. Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde.