Mobilização atingiu Paranapanema, Campos de Holambra e Serra da Prata
O inimigo é um velho conhecido: mosquito Aedes aegypti. Esse pequeno transmissor de grandes doenças foi o tema que mobilizou alunos e professores da rede pública a saírem de suas salas para chamarem a atenção dos moradores do município de Paranapanema, do distrito de Campos de Holambra e do bairro Serra da Prata para um assunto que é de interesse e de preocupação de todos nós, considerando o aumento dos casos da Dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya no país.
Ao todo foram sete escolas e sete creches, com alunos entre 03 e 14 anos de idade que aderiram às atividades de conscientização contra a proliferação do mosquito, e que logo resultou na passeata de mobilização do último dia 04. O roteiro da passeata pelas ruas contou com apresentações teatrais, paródias, poesias, cartazes e distribuições de panfletos à população e cartas às famílias contendo orientações contra a Dengue.
De acordo com a secretária da Educação Municipal Raquel Rocha, a mobilização expressiva de alunos da rede pública de ensino segue de acordo com as orientações do Ministério da Educação, no sentido de promover ações municipais que contribuam para a disseminação e multiplicação de mobilizações a nível nacional. Assim, segundo a secretária, cada município fica encarregado de traçar objetivos, metas e atividades que objetivem a Campanha contra a Dengue.
"Nosso objetivo é que através do conhecimento e conscientização, consigamos atingir os pais, através das orientações relacionadas à limpeza e saúde que nossos alunos tiveram através das atividades, eles possam ser multiplicadores e se tornem agentes pró-ativos, sentindo-se co-responsáveis na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, cobrando ações e atitudes da sua própria família, pois cada um de nós, precisamos fazer a nossa parte”, completou Raquel.