Dengue, Chikungunya e Zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta, e são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades.
Tão importante como evitar a transmissão das doenças é a preparação dos serviços de saúde para atender adequadamente os pacientes suspeitos. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, tem realizado constantes encontros entre os profissionais de saúde, principalmente os médicos e enfermeiros que atuam nos postos de saúde e nas equipes de saúde da família, com objetivo de veicular informações técnicas sobre as doenças, bem como a situação epidemiológica atual e também sobre a detecção e manejo em caso de ocorrência no nosso município.
A participação da população é outro fator de suma importância para o alcance de desfechos positivos frente à atual situação epidemiológica em que o nosso país e consequentemente nosso estado e município se encontram, tanto para o cuidado e controle adequado com o ambiente em que vivemos para a redução dos criadouros do mosquito, quanto para o estado de alerta sobre os sinais e sintomas das doenças e escolha da unidade de saúde para o atendimento, que deve ser preferencialmente os postos de saúde.
(Da Vigilância Epidemiológica de Paranapanema)