A Prefeitura de Paranapanema sinalizou essa semana a possibilidade de formar um programa de controle da população de cães e gatos do município.
A proposta tem por objetivo atender ao inquérito civil do Ministério Público que exigiu do município medidas de controle de zoonoses, que são as doenças que agravam tanto a animais quanto a seres humanos, visando a melhoria das condições de saúde pública.
Em reunião realizada no Paço Municipal esta semana com membros das pastas Administrativa, Educação, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Contabilidade, o prefeito Antonio Nakagawa recebeu o professor doutor Alfredo Lima, da Unesp de Botucatu, para conhecimento do programa de controle de animais através do especialista que já atuou em cidades como Piraju, Itapeva, Rio Branco, entre outras.
Segundo Lima, o programa consiste em três pilares de ações para o alcance de resultados significativos: Tratamento cirúrgico de castração, identificação do animal e educação da população sobre a guarda responsável. Ele também enfatizou que o sistema de eutanásia não resolve o controle populacional de animais e defendeu a necessidade de maior engajamento político em ações dessa natureza para solucionar questões de saúde pública.
A equipe da prefeitura passa a trabalhar na criação de projeto com dados específicos da população de cães e gatos de Paranapanema, além de cronograma para a execução das atividades, bem como outros itens a serem avaliados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.