A “Princesinha do Vale” como é conhecida e é carinhosamente chamada pelos seus moradores de Paranapanema, completa dia 20 de Abril seus 158 anos de existência. Sua longevidade carrega além dos números, história. Entre elas as vividas pelo casal, que esbanja simpatia, Benedito Soares do Amaral e Terezinha do Santos Amaral. Morador de Paranapanema há 57 anos, Senhor Amaral destaca em suas lembranças da cidade sobre a Rua Avaré. “O trânsito era praticamente a Raposo Tavares de hoje. Tinha diversos caminhões a todo o momento.” Outra recordação de antigamente ele conta sobre a energia elétrica transmitida por um gerador. “Quando dava nove e meia da noite, a gente recebia um sinal de que a luz seria cortada. E às 10 horas ela era totalmente interrompida.” Dona Terezinha, moradora de Paranapanema há 56 anos, lembrou das estradas cheias de terra e barro, das idas ao rio para lavar roupa, e de sua chegada da cidade de Aparecida aos 10 anos na rodoviária que ficava próxima a atual praça do centro da cidade. Sobre o significado
do seu pouco mais meio século vivido em Paranapanema, ela enfatiza: “Aqui é tudo de bom. Aqui eu cresci, vivi, encontrei meu marido, tive meus dois filhos e construímos nossa casa. Nunca pensei ir para outro lugar.”
A Administração Pública
A atual gestão de Paranapanema apresenta o avanço de sua cidade em suas obras em andamento, muitas delas em parcerias com convênios de recursos estaduais como a construção de três Unidades Básicas de Saúde; as 162 novas moradias do CDHU; reformas de praças com academias ao ar livre, parquinhos e paisagismo; a futura creche Elza que irá atender cerca de cem crianças; a construção da escola Estadual Mario Covas; a criação do Centro Multicultural e a nova Rodoviária, que está prestes a operar suas atividades
E para o próximo ano, já com a aprovação do projeto pelo DADE 2017, a prefeitura de Paranapanema irá investir todo o recurso oferecido pelo convênio de apoio às cidades que carregam o título de “Estância Turística” em seu maior bem e que leva o seu nome. O projeto já aprovado irá implantar toda infraestrutura atrativa para moradores e turistas que buscam a beira do rio Paranapanema para aproveitarem suas horas de descanso e lazer, como áreas com quiosques e churrasqueiras, quadras esportivas, playground para as crianças, entre outras comodidades. Um motivo a mais para valorizar seu título de Estância Turística.
A Origem de Paranapanema
Era 20 de Abril de 1859 quando a povoação em direção à igreja recém-construída distante a três quilômetros da margem esquerda do Rio Paranapanema, tornou-se freguesia de acordo com a Lei Provincial da época, para, 26 anos depois, ser elevada à categoria de Vila. Nascia, assim, na história o município de Bonsucesso, a Paranapanema que conhecemos hoje, que só recebeu esse nome oficialmente em 1945 com a solenidade de recebimento das chaves do município pelo então presidente da República Getúlio Vargas, após a conformidade do Decreto-lei Estadual nº 14.334 de 30 de Novembro de 1944.
De 1859 a 2016 foram 158 anos de histórias formadas pelos seus desbravadores paulistas e imigrantes.
Pouco mais de um século e meio de histórias que configuraram, e ainda configuram as vidas dos seus 17.808 habitantes em 1.018,724 Km², segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.
Para comemorar essa data, o município de Paranapanema, que carrega em seu nome o título oficial de Estância Turística pelo Decreto-lei Estadual nº 10.944 de 26 de Outubro de 2001, preparou uma simbólica, porém memorável semana de eventos onde não foram poupados momentos de boas alegrias aos seus moradores e visitantes.