No ano que nossa cidade comemora seus 158 anos de Emancipação Político-Administrativa e no mês em que se comemoram tantas datas ligadas à leitura como: Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil, Dia do Jornalismo, Dia do Correio, Dia da 1ª Execução do Hino Nacional Brasileiro, Dia de Monteiro Lobato, Dia do Direito do Autor e Dia da Educação, a Secretaria da Educação, propôs um tema de extrema relevância para todos os munícipes da nossa querida cidade: “Viagem pelo Mundo da Leitura”.
O prefeito de Paranapanema, Antonio Nakagawa esteve presente durante a cerimônia e discursou parabenizando a cidade. Entre as demais autoridades presentes estiveram a primeira-dama Maria Nakagawa, o presidente da Câmara Haroldo Silveira, e os vereadores Maurício Ibanez, Kley Menck, Lelê, Téia da Serrinha, Juninho do Lior e Caren,
e também contou com a presença do secretariado municipal.
Sobre o tema escolhido para as apresentações deste ano trata-se de ser uma das metas e prioridades da Secretaria que é o desenvolvimento do gosto pela leitura, através de Projetos e Temas variados que estimulem os alunos a buscarem diversificados conhecimentos, através do simples fato de ler. O ato de ler leva o indivíduo a se descobrir e a se tornar um agente transformador com capacidade de sonhar e concretizar. Ler é saber decifrar o sentido de uma obra de arte, interpretar a mensagem, entre outros.
Com essa intenção, é que foi proporcionada na data festiva para todos nós mais uma oportunidade de mostrar o quanto a leitura se faz encantadora em nosso meio.
-
Apresentações
O Centro Educacional COC apresentou com seus pequenos alunos a peça
“Era uma vez...”
Alunos da EMEIF. José Libaneo realizaram a sua homenagem, através do cartunista Maurício de Sousa, caracterizados pelos personagens da Turma da Mônica.
Os alunos da EMEIF. Professora Daisy Ap. Espolaor Trevisani e escolas vinculadas Serra Velha e Serrinha da Prata fiz homenageram o escritor Monteiro Lobato com apresentações de Emília e Sítio do Pica-pau Amarelo.
A escola Antonio Luiz Duarte reviveu Mário Quintana, considerado o poeta das coisas simples, com estilo marcado pela ironia, profundidade e pela perfeição técnica. Os alunos representaram a canção “sonho de uma flauta”, do grupo musical “ o Teatro Mágico’, inspirada em trechos de Hermann Hesse e Mário Quintana. A apresentação ressaltou a importância dos sonhos, do tempo e dos vários significados que a palavra pode apresentar, sendo estas características importantes e marcantes proporcionadas pela leitura.
A escola José Gonçalves Mendes inspirada pelo projeto: “Dê Asas à sua Imaginação” – carro chefe da sua proposta pedagógica neste ano letivo homenageou Paranapanema, com a apresentação da peça teatral “A Dança dos Livros”, da escritora e dramaturga Maria Clara Machado.
Alunos participantes do novo projeto “Mais Educação” da oficina de flautas, com o professor Alexandre, realizaram uma belíssima apresentação cultural.
E a EMEF Holambra II, encerrou as apresentações com o clássico “A Bela e a Fera” que já virou filme, desenho animado, musical. Sua recente versão da história estreou nos cinemas no mês de março. Um conto de fadas, adaptado dos contos dos irmãos Grimm e que assim a escola, em seu conjunto, teve o prazer de construir e reconstruir significados para as histórias e ajudar no desenvolvimento do hábito à leitura e à cultura!
(Com informações da Secretaria da Educação)