O último sábado do mês de abril foi encerrado com apresentação teatral “Mosquitão e o Violeiro Valentão” em Paranapanema e Campos de Holambra. As personagens de Tião e Junio encenaram uma dupla de primos em que um deles nada temia, que não se importava com os graves problemas de saúde que um simples mosquitinho pode trazer para abalar com sua saúde. Num tom bem humorado num cenário típico da roça, a dupla interpretada por Cleydson Nascimento e Junior Bier, levou não apenas irreverência ao público formado por crianças e adultos, mas, também, um pouco da realidade sobre os cuidados que devemos ter contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
O mosquitão, interpretado pelo biólogo Sebastião Fernandes Júnior, trouxe além da fantasia o alerta e os números dos casos de Dengue em Paranapanema. Em 2015 foram 100 casos registrados no município. Enquanto 2016 houve queda significativa, passando para apena 05 casos registrados. No entanto, entre o final de 2016 e o início de 2017, o município vem apresentando forte crescimento em focos de larvas dos mosquitos transmissores. Por essa razão, o prefeito de Paranapanema, também deixou o alerta para o público e disse que é através de encontros como estes é que as pessoas possam ser multiplicadoras de dessa informação aos seus vizinhos e que reforcem os cuidados em suas residências.
Já a secretária de Educação e Cultura, Raquel Rocha, reforçou que a apresentação teatral é mais uma das alternativas de trabalho com as crianças e que, através do projeto em parceria com a Idea Jogos Pedagógico serão aplicadas a elas maiores conscientizações através de aprendizados adquiridos através dos jogos pedagógicos, o que também serve para atingir a atenção de toda a comunidade através do método de multiplicação de informação.
Segundo Cláudio Czekster e Rosemara Vicente, proprietários da Idea, a empresa realiza projetos em escolas da rede municipal de educação infantil e fundamental com jogos pedagógicos e projetos de cidadania na área de saúde, violência infantil e drogas, além de cursos de formação dos docentes, como aconteceu recentemente aos profissionais de Paranapanema.
Além do prefeito de Paranapanema, também prestigiaram a apresentação a primeira-dama Maria Nakagawa, o vice-prefeito José Maria Alves, a vice-preimeira-dama Simoni Sales, os secretários municipais, o presidente da Câmara Haroldo Silveira, o vereador Maurício Ibanez e o prefeito de Taquarituba, Jose Clovis de Almeida (Bola), acompanhado pela primeira-dama Márcia de Almeida.