#Alerta #Saúde #VacinaGripe
A Secretaria Municipal de Paranapanema reforça que ainda há vacinas contra a gripe Influenza disponíveis para o grupo prioritário, entre eles professores, idosos, funcionários da área de Saúde, por exemplo. Muitos desse público ainda não procuraram os postos de Saúde.
Para os moradores da Zona Rural, a equipe de Saúde está visitando os locais já com as vacinas.
Procurem os postos de Saúde!
> Público-Alvo:
O público-alvo da campanha é o grupo prioritário selecionado pelo Ministério da Saúde e é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
> Saiba sobre a INFLUENZA:
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, 5 a 15% da população mundial seja acometida pelo vírus influenza, inclusos 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes.
Essa estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.