Fernando de Amorim Mascaro, engenheiro agronômico e empresário assumiu a pasta da Agricultura no final de Maio e presta conta aos munícipes com um resumo dos trabalhos desenvolvidos aos longo do mês de Junho. Confira:
1. Patrulha Agrícola
Tendo em vista estarmos com uma Patrulha Agrícola (Tratores e Implementos Agrícolas) bem antiga, tivemos que no corrente mês realizar alguns reparos e manutenções, para podermos realizar o atendimento aos produtores rurais do Município sem atrasos e com qualidade. Essa parada entretanto, não comprometeu o atendimento, pois o período é de pouco serviço. Assim, priorizamos os consertos necessários para quando aumentar a demanda de serviço, estarmos com os tratores e implementos em perfeito estado.
Paralelamente, visando a melhoria e eficiência da Patrulha Agrícola, elaboramos um Projeto, a pedido do Nobre Vereador Kley Menck, para envio ao Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, no qual solicitamos ao mesmo investimento na nossa Patrulha, principalmente para o atendimento aos produtores de leite do noss Município.
Neste Projeto, foi solicitado um Trator 80 cv, uma Grade 16 discos, uma Forrageira, uma carreta basculante e uma distribuidora de esterco líquido. Estamos aguardando o retorno desta solicitação.
Fomos informados também, pelos Nobres Vereadores Karen e Haroldo que através do Deputado Federal Paulinho da Força foi aprovada uma emenda parlamentar a qual beneficiará a nossa Patrulha Agrícola. Seremos contemplados com uma pick-up, uma plantadeira para plantio direto e uma batedeira.
Desta forma estamos confiantes que logo teremos melhorias significativas em nossa Patrulha Agrícola e melhor atendimento aos produtores rurais do nosso Município.
2. Estradas Rurais
Foram realizadas algumas visitas em diversas estradas rurais do Município ajudando a Secretaria de Obras e Vias Públicas no diagnóstico e na resolução dos problemas. Infelizmente as excessivas chuvas do mês de maio e junho prejudicaram em muito as nossas estradas rurais. Porém as parcerias público-privadas estão ajudando.
3. Feiras, Exposições e Cursos
Participamos, juntamente com o Presidente do Sindipar, Sr. Cássio Leme, da abertura da 39º Semana da Citricultura, realizada em Cordeirópolis, no dia 5 de junho. Nesta oportunidade entregamos novamente a solicitação de um Kit (trator e implementos) para a nossa Patrulha Agrícola para o nosso Município para o Secretário Estadual da Agricultura, Deputado Federal Arnaldo Jardim. Para este encaminhamento tivemos novamente o imprescindível apoio do Dr. Francisco Jardim, Superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo.
Participamos também da 24º Hortitec, importante feira do setor de Frutas, Legumes e Hortaliças a qual é realizada em Holambra (Campinas). Nosso foco foi buscar informações e novas tecnologias para os pequenos produtores rurais de flores e hortaliças.
Em parceria com o SINDIPAR foi dado início ao Curso “Viola Caipira”. Este é um curso de Promoção Social, promovido pelo SENAR. Está sendo realizado na Sala de Treinamentos da Casa da Agricultura em Paranapanema as segundas e quintas – feiras, a partir das 17:00 hrs. Infelizmente as vagas já foram preenchidas, mas os interessados podem entrar em contato, para formarmos uma nova turma.
-
Currículo:
Nascido em São Paulo, Fernando Mascaro desde o seu nascimento é morador da Estância Turística de Paranapanema, pois seus pais junto com alguns amigos implementaram o Loteamento Enseada Azul, o primeiro loteamento do município às margens da Represa Jurumirim.
Em 1994 entrou na Universidade Paulista, (Faculdade Unesp - Jaboticabal) para cursar Engenharia Agronômica.
Ao final do curso teve a opção de ir trabalhar em Petrolina (PE) nas fazendas do Carrefour, porém optou e escolheu começar a sua vida profissional em julho de 1999 em Campos de Holambra. Começou seu estágio na área de fruticultura junto ao Comitê Técnico Pró Frutas.
Tornou-se produtor rural em 2000, arrendando durante 5 anos uma pequena área, no bairro do Mato Dentro, na propriedade do Sr. Enori Justo de Almeida. Nesta área implementou a cultura do maracujá, além das frutas de caroço já implantadas.
De 2002 a 2004 foi cooperado da Cooperativa Agro industrial Holambra participando da Divisão de Perecíveis e também atuou por um ano no Conselho Fiscal desta renomada e importante Cooperativa.
Fez parte também nesta época da Diretoria da ASPIPP, Associação dos Irrigantes do Sudoeste Paulista e também do Conselho Fiscal do Sindipar.
Em 2004 fundou a empresa Sigma Agroambiental Ltda Me, empresa a qual foi responsável pela Pesquisa e Desenvolvimento de Frutas da Cooperativa Holambra até 2016.
Através também da Sigma o mesmo é o Engenheiro Agrônomo responsável técnico de vários fruticultores, acompanhando e realizando assistência técnica , promovendo o desenvolvimento sustentável .
Conseguiu através de projetos científicos reduzir drasticamente o uso de fitossanitarios (agrotóxicos) através da implementação de técnicas modernas para controle de pragas e doenças.
De 2013 a 2016 participou novamente do Sindipar, porém como Diretor Secretario representando o mesmo no Comitê de Bacia do Alto Paranapanema.