Secretaria Municipal de Saúde de Paranapanema iniciou no último dia 11 um projeto aguardado por muitos: o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Uma referência em diversos municípios em tratamento para dependentes de álcool e drogas, pacientes com esquizofrenia ou outra doença mental grave, o CAPS trabalha em regime de porta aberta para o atendimento na área de Saúde Mental, com a função de acolhimento e tratamento dos pacientes. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de Projeto Terapêutico Individual específico com psicóloga ou terapeuta ocupacional, ou em grupos, para as suas necessidades e demandas. A procura do paciente pelo CAPS é espontânea ou através de encaminhamento médico ou de profissional da área.
Além das oficinas e grupos de apoio, o CAPS de Paranapanema também disponibiliza uma horta para auxiliar no tratamento dos pacientes que fazem o cultivo de forma voluntária. A horta em construção tem o propósito de gerar renda aos pacientes em tratamento.
O objetivo do CAPS é fazer o acolhimento, trabalhar a autonomia e independência dos pacientes e proporcionar melhor qualidade de vida.
> Oficinas
Expressiva – Segunda, às 14horas
Terapêutica – Terça, às 14h30
Reciclagem – Quinta, às 14h30
> Grupos de Apoio
Drogas (homens) –Segunda, às 17h30
Álcool (homens) – Terça, às 17h30
Apoio da Família – Quarta, às 10horas
Álcool e Drogas (mulheres) – Quarta, às 14h30
Os interessados poderão procurar pelo CAPS na Rua Francisco de Almeida, 870, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17horas.
> Equipe técnica
Assistente Social – Eliane Fortes
Artesã – Zilene Maria Batista
Enfermeira – Miriam Barboza
Psicóloga – Carla Peracelli
Psiquiatra – Dr. João Noronha
Terapeuta Ocupacional – Thais Amaral