Com o intuito de melhorar o armazenamento para coleta de lixo na zona rural, a secretaria do Meio Ambiente esta instalando tambores de lixo personalizados em diversos pontos do município.
A instalação dos tambores conta com a construção de um deck de troncos de eucalipto, que lembra um banco, onde são colocados os tambores personalizados, pintados na cor verde com a inscrição “lixo” em branco para destacar.
Os tambores foram instalados para disciplinar o descarte de resíduos nas áreas rurais, pois antes dos tambores, o lixo nestes locais ficavam de forma irregular, tendo contato direto com o solo, muitas vezes eram revirados por cães e outros animais, deixando o lixo espalhado, podendo ser levado pelo vento, contaminando o solo, inclusive os rios e riachos que porventura estejam próximos a estes locais.
Até mo momento já foram instalados 15 pontos estratégicos sendo que cada ponto tem 2 tambores ou mais, dependendo da população próxima, sendo que a projeção é para instalação de mais 6 pontos que podem ser instalados até o final do ano.
A secretária do Meio Ambiente Daniella Marques alerta sobre o uso indevido destes tambores, pela população dos centros urbanos, que em alguns casos estão utilizando dos locais para descarte alternativo do lixo.
“Já recebi algumas denúncias e até mesmo cheguei a ver pessoas que residem nos centros urbanos descartando o lixo produzido em suas casas nos tambores, lembrando que nos centros urbanos três vezes por semana é feita a coleta do lixo domiciliar” Disse a secretária.
O prefeito Antonio Nakagawa também se manifestou pedindo a colaboração da população dos centros urbanos para que não utilizem os tambores como opção de descarte, deixando os locais para uso exclusivo dos moradores da zona rural.