Funcionando desde o mês de setembro, a Sala do Empreendedor é um espaço criado pela Prefeitura Municipal, através da secretaria da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, para dar suporte para micros e pequenos empresários já estabelecidos ou que queiram se estabelecer.
A Sala do Empreendedor antes de tudo é um espaço de referência para aqueles interessados em dar um “up”
nos seus negócios, seja ele micro, pequeno ou de médio porte. Se a pessoa já é estabelecida, porém tem um projeto para sua empresa, na Sala do Empreendedor terá a sua disposição uma série de informações e orientações, que visam o desenvolvimento das ideias para que saiam do papel.
O mesmo pode ocorrer com os aqueles que ainda não sejam estabelecidos e não tem conhecimento de como dar início, ou seja, para estes interessados a Sala do Empreendedor oferece
informações básicas que vão facilitar o bom andamento para que seu sonho se torne uma realidade.
Nas informações e orientações, os interessados contam com concentração de órgãos municipais, estaduais e Federais, entrada única de documentos, simplificação de processos, facilitação do dia a dia do empreendedor, orientações sobre o MEI – Micro Empreendedor Individual,
abertura de empresas, formalização de MEIs,
alterações cadastrais, emissão do cadastro de condição de Microempreendedor Individual – CCMEI, emissão de documento de arrecadação do simples nacional – DAS-MEI, emissão de declaração anual simplificada - DASN-SIMEI, orientações sobre licenciamento e emissão de licenças junto ao Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, orientação sobre Compras Públicas como divulgação de Editais
e Treinamentos e Capacitações tanto para o empreendedor quanto para funcionários no caso daqueles que já sejam estabelecidos.
“Uma empresa de sucesso, começa sempre na formação da base, assim como a construção de uma casa, sempre pelo alicerce, e quando a base ou o alicerce são construídos com projetos e tem acompanhamento de profissional qualificado, a empresa tende a ter sucesso garantido e a casa uma construção sólida” Falou o secretário da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico Neto Vaitieka.
A empreendedora Patrícia Gonçalves Chagas esta disposta a ingressar no ramo de fotografia e edição de vídeos, procurou a sala do empreendedor e vai tirar seu projeto do papel e colocar em prática.
“Tenho uma vasta experiência nesta área, pois minha formação acadêmica é a contabilidade, e ao longo dos anos de minha carreira profissional, já me deparei com muitos empresários que tiveram seus negócios prejudicados por falta de orientação profissional. Este foi um dos motivos pelo qual pedi empenho ao secretário Neto Vaitieka para implantarmos na Prefeitura a Sala do Empreendedor, porque entendo que com suporte, orientação e assistência qualificada, os micros e pequenos empreendedores podem manter seus negócios ativos e gerando emprego e renda”. Finalizou o Prefeito Antonio Nakagawa.