A notícia de que Paranapanema registrou o primeiro caso de Dengue do ano, preocupou os agentes comunitários que com o apoio da secretaria de saúde realizaram no último dia 11 um mutirão preventivo contra a Dengue em Paranapanema e Campos de Holambra.
Foram visitados 565 imóveis no total, onde as agentes comunitárias fiscalizaram jardins, quintais e terrenos bem como orientavam os moradores onde constatavam alguma irregularidade, como lixo, garrafas, latas, pneus velhos ou qualquer outro recipiente que acumule água com facilidade.
Segundo a equipe de agentes em um dos pontos vistoriados foi encontrado larva, onde foi coletada a água e encaminhada para análise, já em outros pontos, foi localizada água parada, onde fizeram o escoamento da água e a limpeza do local com produtos alternativos, como sabão em pó ou detergente.
"Encontramos ainda muito lixo e entulhos em alguns quintais, por isso pedimos para que a população faça regularmente a limpeza em suas casas" Alertaram as agentes comunitária.
As agentes comunitárias informam que para a prevenção, em locais onde pode ser acumulada água com facilidade, como ralos, pisos irregulares, valetas para escoamento de águas e outros similares, o tratamento é simples, para cada litro de água basta colocar uma colher de sopa de sabão em pó ou de detergente.
“Lembramos que o caso de Dengue registrado recentemente em nosso município, é importado, ou seja, a pessoa não adquiriu a doença em nossa cidade, e todas as providências foram tomadas nas proximidades da residência da pessoa infectada, porém precisamos ficar alerta e redobrar a atenção, pois estamos em época de intensas chuvas e calor”. Concluiu Maria Aparecida Leonel a Zinha, secretaria de saúde.
Em caso de suspeita a pessoa deve procurar um médico o mais rápido possível, não deve se auto medicar e nem protelar a busca de ajuda, lembre-se a prevenção é melhor remédio para combater qualquer doença.