As CEIs que Centros de Educação Infantil do município de Paranapanema, adotaram este ano o projeto denominado “Leitura” com o objetivo de incentivar as crianças para o hábto de ler e consecutivamente levar a criança a uma viagem dentro dos livros.
Para isso cada unidade escolheu temas, formas, dinâmicas e apresentações, tudo em conjunto com a leitura, para aguçar a curiosidade dos alunos a incentiva-los a tornar a leitura uma coisa tão natural quanto as brincadeiras corriqueiras do dia a dia.
A CEI Eni Franco Larini adotou os contos infantis Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, e mesclando ambos apresentaram um teatro vivenciando as histórias fazendo com que as crianças tirassem do imaginário e trouxessem para a vida real.
Além dos contos em destaque, outras histórias tradicionais foram trabalhadas ao longo do ano, e o resultado foi apresentado aos pais em forma de trabalhos realizados pelos próprios alunos.
A CEI Amauri Augusto Claro II de Campos de Holambra, adotou o tema “leituras de brincadeiras” vivenciando histórias da cultura holandesa, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer brincando os costumes e tradições.
Foram confeccionados alguns livros e os alunos tiveram a oportunidade de fazer dois passeios pedagógicos, um na fazenda Realce onde os alunos aprenderam sobre a vida das vacas, e outro na fazendo do Sr. Antonio Eltink, popularmente conhecido como Antonio Gaucho, que levou os alunos para conhecer a criação de porcos, destacando a mamar porca amamentando um porquinho.
Definimos este projeto muito produtivo porque ler para uma criança é deixar que solte sua imaginação.
A CEI Lázaro Theodoro Menck chamou a atenção com o projeto apontado para a valorização familiar e a creche, tendo como objetivo incentivar a leitura precocemente, inclusive envolvendo os pais.
Como vivemos uma era de tecnologia avançada e comunicação super rápida, perdeu-se um pouco o prazer pela leitura, então buscamos no projeto incentivar e mostrar que ler não é apenas juntar as letrinhas e tirar palavras, mas também entender uma história e viajar por ela.
Nesse período tivemos momentos únicos, momentos lúdicos e aconchegantes com roda de conversas, dramatização, maleta viajante. As crianças tiveram a oportunidade de estar levando o livro para casa tendo a participação dos familiares nessa leitura e relatando como foi esse momento.
Foi realizada uma mostra para os pais e toda a comunidade a fim expor fotos, painéis, cartazes e tudo que foi desenvolvido ao decorrer do projeto.
A CEI Lucilene Vieira inciou o projeto no mês de maio e durante este período os professores escolheram três temas, Branca de Neve e os Sete Anões, João e Maria e Sítio do seu Lobato.
As crianças tiveram aula de culinária, contação de história com dedoches, fantoches , caixa musical ,maleta viajante,
entre outros, puderam apreciar algumas músicas dentro dos temos
, e dramatizaram as histórias.
A maleta viajante passou de casa em casa, cada família realizou um registro daquele momento, na finalização foi exposto os trabalhos desenvolvido durante o projeto, os pais puderam apreciar
dramatização realizada com as crianças.
Nosso objetivo foi fazer que construam o hábito de ouvir e apreciar histórias, familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios, desenvolver no aluno
a facilidade de se expressar em público, realizar leitura de imagens
A CEI Miguel Amaro desenvolveu o projeto para estimular a leitura das crianças, diferenciando a imagem de escrita, favorecendo o aprimoramento da expressão oral e gestual, comunicação, atenção, percepção, discriminação, criatividade entre outros.
Favoreceu a interação escola e família, onde os alunos levavam livros para casa para serem lidos bem como a responsabilidade de cuidar bem.
O projeto promoveu também o aprendizado ampliando o vocabulário oportunizando a formação de sequência lógico-temporal, permitindo que a criança se expresse livremente no que ouve, vê, sente, pensa, imagina, gosta e etc.
Foi criado histórias em algumas leituras, caracterizando a aproximação da criança com o mundo da fantasia, onde as crianças deram vida aos personagens através de objetos, fantoches, cartazes e outros.
Para os professores, uma realização a mais, para os pais, a certeza de que seus filhos estão em boas mãos e para os alunos a iniciação de uma vida educacional com conceito e definição.
A secretária da educação Raquel Rocha, agradeceu aos professores e funcionários das creches pela dedicação, amor e carinho que vem desempenhando suas atividades, desejando a todos um Natal de amor e Paz e um 2018 com novas perspectivas de realizações.