“Quero agradecer a todos os envolvidos que me apoiaram e deram suporte técnico neste projeto para que hoje, minha produção de ovos caipira recebesse o selo do Serviço de Inspeção Municipal, atestando os produtos”.
Após proceder agradecimentos o produtor Edson Garcia da Estância Pavinah em Campos de Holambra, recebeu o selo S.I.M. 001/2017 que atesta a qualidade dos produtos que estarão disponíveis nos comércios do município.
Segundo o produtor Edson Garcia, sua propriedade esta girando em torno de onze dúzias/dia de ovos caipiras, que são cuidadosamente manuseados e embalados dentro das exigências da Lei Municipal do S.I.M. que foi criada em 1993 e regulamentada pelo Decreto Lei 1669/17.
Orgulhoso, Edson Garcia exibiu duas caixas com ovos caipiras, já com o selo 001/17 estampado na tampa, sendo que os produtos foram ofertados para as autoridades que acompanharam a entrega oficial do selo.
O secretário da agricultura Fernando Mascaro contou um pouco da trajetória do produtor para chegar a conquista do selo, falou das visitas técnicas e das orientações bem como de toda documentação exigida pela Lei que foi religiosamente cumprida pelo produtor.
O prefeito Antonio Nakagawa ressaltou a importância de se consumir um produto de origem animal, inspecionado por órgãos competentes, assim como acontece com os produtos de linha que trazem a marca S.I.F. – Serviço de Inspeção Federal, agora Paranapanema também tem o S.I.M. Serviço de Inspeção Municipal atestand, garantindo a qualidade e ajudando os produtores.
“Para nós paranapanemenses é um orgulho sabermos que temos produtores conscientes em comercializar seus produtos com qualidade e oferecer confiança naquilo que vamos comprar” Finalizou o prefeito.
Edson Garcia disse que pretende ampliar a produção de ovos caipiras e tem intenção de produzir outros produtos da mesma forma, ou seja, acompanhado do selo.
Paranapanema é um município que abriga dezenas de micro produtores que acabam industrializando seus produtos in natura para comercialização.
Pela diversidade da cadeia produtiva do município, existem produtores que queijo “cabeça”, doce de leite, compotas de frutas, embutidos e defumados, ovos caipiras e muitos outros produtos.
O S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal garante a qualidade e a produção destes produtos in natura, o que pode ampliar e melhorar consideravelmente a comercialização dos produtos.
O secretário da agricultura orienta as pessoas que industrializam seus produtos in natura para comercialização, para que procurem a casa da agricultura para melhores informações e aderirem ao S.I.M., sendo que a marca registrada em seus produtos vão garantir a qualidade.
Vale lembrar que mesmo depois de conseguir o selo S.I.M. as visitas técnicas continuam periodicamente com o intuito de orientar e fiscalizar os serviços e linha de produção.