Com o surto da Febre Amarela acontecendo em algumas regiões do Estado de São Paulo e com a instabilidade climática ocorrendo com chuvas periódicas e intensas, a Prefeitura alerta a população para manter seus quintais, lotes e terrenos limpos.
“Precisamos redobrar nossa atenção em relação ao mosquito da “Dengue” que também é o transmissor da Febre Amarela, portanto todo cuidado deve ser tomado com relação à limpeza dos quintais, recipientes que acumulem água com facilidade, caixas d’água destampadas e até mesmo uma tampinha de garrafa, pode ser um criadouro da Dengue” Disse a secretária da saúde Maria Aparecida Leonel, a Zinha.
A secretaria do Verde e Meio Ambiente esta realizando uma força tarefa no sentido de manter as praças e canteiros limpos, para tanto um cronograma de trabalho esta sendo cumprido pela equipe de roçada, sendo que os serviços acontecem simultaneamente entre Paranapanema e Campos de Holambra.
“Pedimos aos proprietários de lotes e terrenos baldios que estão com mato alto, para que tomem a providência fazendo a limpeza, pois o mato também pode gerar um criadouro para o mosquito da Dengue” Disse o secretário do Verde e Meio Ambiente Fernando Mascaro.
Outro alerta para a população é quanto o descarte do lixo proveniente de quintais, entulho de obras, móveis velhos e outros detritos nas calçadas e terrenos baldios, sendo que é proibido e passivo de multa, assim como a obstrução do passeio público (calçada) colocando materiais de construção como pedra, areia, terra, tijolos e outros.
Nesta época do ano em que as chuvas são mais frequentes, o lixo, entulho, materiais de construção, moveis velhos e qualquer outra coisa deixada em calçadas ou terrenos, com muita facilidade estarão sendo levados pela enxurrada e consecutivamente entupindo as bocas de lobo ou sujando as ruas.
A secretaria da fazenda através do setor de fiscalização estará nos próximos dias distribuindo folheto informativo alertando sobre o uso indevido das vias públicas para colocação de lixo, entulho e materiais de construção, sendo que após a distribuição estará fiscalizando, notificando e autuando o cidadão que descumprir com a Lei.