Os últimos preparativos para a entrega oficial da UBS Orlando Toledo Guelfi, popularmente conhecida como UBS do CDHU, já estão acontecendo com o transporte dos móveis e equipamentos que vão ser instalados nas diversas salas que compõem o moderno prédio.
“Estamos montando as salas gradativamente com os móveis e aguardando técnicos que vão instalar os equipamentos novos, e assim que tudo estiver pronto estaremos entregando a nova UBS para a população” Comentou a secretária da saúde Maria Aparecida Leonel, a Zinha.
A unidade de saúde vai atender os moradores dos bairros CDHU, Vila São José e Vila Leme, sendo que os mesmos serviços prestados na UBS Irmã Guilhermina que foi recentemente inaugurada estarão disponíveis na UBS do CDHU.
O prédio é dotado de salas para consultas de especialidades, vacinas, inalação, curativos, observação, procedimentos e coletas, consultório odontológico, atividades coletivas, DML, estocagem e farmácia.
Os serviços que serão prestados naquela unidade serão o acolhimento, consulta médica, consulta de enfermagem, odontologia, acompanhamento para gestantes e do bebê, planejamento familiar, exame preventivo de câncer do colo de útero, educação em saúde, farmácia básica, imunização vacinal, curativos, retiradas de pontos, nebulização, teste rápido de gravidez, HIV e Sifilis, administração de medicamentos, saúde na escola e visitas domiciliares.
“O nova UBS vai beneficiar milhares de pessoas que residem nos bairros próximos, sendo que não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade para passar por atendimento médico, fazer um curativo, tomar uma vacina ou qualquer outro procedimento” Disse o prefeito Antonio Nakagawa.
A obra foi possível graças a um convênio assinado entre a municipalidade e o Ministério da Saúde, custou pouco mais de R$ 450 mil reais, e foi construída pela empresa Material de Construção Silva e Moura Ltda.
Segundo a secretária da saúde, os móveis e equipamentos destinados para a nova UBS são novos, e assim que tudo estiver em pleno funcionamento e instalados será inaugurada..