Recepcionado na Câmara Municipal de Itapeva o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab apresentou no domingo dia 28 o programa Internet para Todos, uma inovação no sistema de comunicação que vai permitir que lugares considerados de extrema deficiência, receba o sinal.
Segundo as explicações do ministro Kassab o programa será atendido por meio de um satélite geoestacionário, o qual foi lançado no espaço em maio de 2017 e teve um investimento do Governo Federal de R$ 2.7 bilhões.
Na reunião estiveram prefeitos do Sudoeste do Estado de São Paulo e durante a apresentação, o ministro anunciou que a cidade de Itapeva será um dos municípios incluídos no projeto-piloto da iniciativa. “Aqui em Itapeva há um distrito com 5 mil pessoas sem qualquer acesso à internet. Esta situação vai acabar logo, porque será um dos primeiros a serem beneficiados. Em poucas semanas, já instalaremos a antena e a conectividade vai chegar nessa localidade. Nas demais cidades o benefício chegará em dois a três meses”, detalhou.
O objetivo do programa é atender a população que resida em lugares que o sinal de internet não chega, para tanto a Prefeitura deverá indicar o local, disponibilizar o terreno para instalação da antena e arcar com os custos de manutenção e energia elétrica.
Para administrar os serviços, empresas especializadas deverão se cadastrar no ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e após aprovação poderá fazer a exploração do sinal.
A agilidade do programa no atendimento às prefeituras se deve pela simplicidade na instalação dos equipamentos e na tramitação desburocratizada. Além disso, é rápido porque será utilizado o satélite. Basta colocar uma antena e a localidade já está com a conectividade realizada em postos de saúde, escola, na agricultura e para a população que terá um custo reduzido para usar a internet.
A secretaria de comunicação da prefeitura de Paranapanema tomará as providências documentais exigidas pelo ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, inclusive já se cadastrando no sistema do ministério manifestando o interesse de trazer a benfeitoria para o município.
Representaram Paranapanema o prefeito Antonio Nakagawa, o secretário de planejamento Alexandre Brandimarti, o secretário administrativo Wilson Brisola e o vereador Teinha.